A decisão radical de abrir mão de tudo pelo essencial
Hoje, o Evangelho de Mateus 13,44-46 nos traz um ensinamento muito lindo sobre o Reino dos Céus:
“Naquele tempo, disse Jesus à multidão. O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O reino dos céus também é como um comprador, que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
A descoberta que exige uma entrega total
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina e nos apresenta duas parábolas curtas, mas profundamente significativas. O tesouro escondido no campo e a pérola de grande valor. Em ambas, a mensagem central é a mesma. Olha que interessante!
O reino dos céus é algo tão valioso, que merece toda a nossa entrega e toda a nossa renúncia. Pare e pense um pouco. Quantas vezes você fez sacrifício, entregou-se por algo que passa?
O desafio de priorizar o eterno sobre o terreno
E, muitas vezes, nós não damos valor para o reino de Deus para o qual nós fomos criados, e precisamos fazer essa renúncia e essa entrega, esse sacrifício para alcançar.
Que tristeza! Nos tempos de hoje, não vemos mais de forma profunda essa entrega, porque o mundo tem nos roubado o desejo do céu, porque nosso olhar está muito mais focado naquilo que é terreno do que naquilo que é eterno.
O Senhor vai nos motivar a vender tudo, a deixar tudo para possuir aquilo que não passa.
O Reino como valor supremo e inegociável
Na primeira parábola, um homem encontra um tesouro escondido no campo e, cheio de alegria, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
Na segunda, o mercador de pérolas busca uma pérola preciosa e, ao encontrá-la, vende tudo que possuía para adquiri-la. Percebe que tanto um tanto outro vende tudo, ou seja, entrega todas as suas reservas para adquirir aquilo que é valioso.
O que Jesus quer nos mostrar? O Reino de Deus não é apenas um entre muitos valores que cultivamos, ele é o valor supremo, ou seja, é o bem maior que supera todas as riquezas, prazeres e seguranças deste mundo.
A resposta ao chamado de Deus exige uma decisão radical, deixar tudo para trás e deixar tudo aquilo que nos impede de nos entregar completamente a Ele.
Que o Senhor nos ajude e que o reino de Deus seja para nós algo que custe o nosso sacrifício, a nossa entrega e a nossa renúncia. Vender tudo por causa do reino dos céus.
Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!