Como a família se torna a primeira educadora na fé
Hoje é dia de São Joaquim e Santa Ana, também dia dedicado aos avós. Nossos mais sinceros votos para os avós! Que Deus abençoe aqueles que cuidam dos netos, que fazem de tudo por eles! Mas o principal: dar Cristo também para cada um deles.
E por isso, no Evangelho de São Mateus 13,16-17, no dia de hoje, vamos meditar esta palavra: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade, vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.
O exemplo de São Joaquim e Santa Ana
Na festa de São Joaquim e Santa Ana, a Igreja celebra os pais da Santíssima Virgem Maria e os avós de nosso Senhor Jesus Cristo. A Sagrada Escritura não fala diretamente deles, mas a tradição da Igreja, os escritos e a devoção dos primeiros cristãos conservaram essa memória com veneração, ou seja, o valor sagrado da família, daqueles que nos transmitem a fé.
Formando o coração para o “sim” a Deus
E Joaquim e Ana foram os primeiros educadores de Maria, aquela que seria a Mãe do Salvador. Com seu exemplo, oração e amor a Deus, formaram o coração daquela que diria: “Eis aqui a serva do Senhor”.
Aqui, quero fazer um parênteses: para aqueles que têm seus filhos e que podem educá-los na fé de Cristo, percebe-se que São Joaquim e Santa Ana fizeram de tudo para que, neste momento, mesmo eles não sabendo, Maria, no tempo oportuno – porque teve o seu coração formado por São Joaquim e Santa Ana –, pudesse dizer: “Eis aqui a serva do Senhor”.
Eu posso dizer também, como Maria “eis aqui o servo do Senhor”. Por quê? Os meus pais me transmitiram a fé, acreditaram em mim e não desistiram de mim.
A santidade que transforma corações
Hoje, eu sou o sacerdote, porque o valor sagrado da família é capaz de transmitir a fé em nosso Senhor Jesus Cristo e transformar os corações. Termino dizendo que a santidade de São Joaquim e de Santa Ana é manifestada pela fidelidade silenciosa no cotidiano e pela abertura ao dom da vida e pela formação da filha segundo a vontade de Deus.
Que São Joaquim e Santa Ana possam interceder por nós para sermos filhos, netos segundo o coração de Deus e bons cristãos para um mundo novo.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!