Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: “Quando vier o Defensor, que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que Ele dará testemunho de mim, e vós também dareis testemunho, porque estáis comigo desde o começo. Eu vos disse essas coisas, para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar a abusão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar, julgará estar prestando um culto a Deus” (João 15,26-16,4a).
Paráclito, Defensor
Meus irmãos e minhas irmãs, nesta segunda-feira, a Palavra do Senhor nos apresenta essa temática, mais uma vez, do Paráclito, do Defensor. Nós estamos caminhando para celebrar Pentecostes, então esse tema do Defensor, do Paráclito, volta e meia, vai aparecer nas nossas reflexões.
Quem já teve que se apresentar, alguma vez, diante de um juiz, um promotor, um delegado ou uma outra autoridade pública sabe muito bem como isso gera tensão, medo, insegurança. Quem viveu isso sabe também o quanto é consolador, confortante a presença de um advogado para nos acompanhar nesses exatos momentos.
Quando, na audiência, faltam as palavras ou as ideias se confundem, a presença do advogado traz segurança, traz paz, sobretudo quando o advogado está ali pela defesa da verdade e da justiça na vida do seu cliente.
Bendito seja Deus pela vida dessas pessoas que exercem esse lindo serviço na vida dos nossos irmãos!
Bem, voltando para o nosso texto, é justamente esse sentimento que eu queria que você experimentasse ao ler esta promessa de Jesus: Quando vier o defensor paráclito, Jesus enviará do Pai essa defesa para mim e para você.
Jesus sabe que o mundo nos fará acusações, que seremos odiados, perseguidos, rejeitados, e para isso Ele nos dá, junto do Pai, o Espírito Santo, do grego paracletos, aquele que está junto a alguém, defende alguém em uma determinada causa.
Justamente ele nos dá esse defensor para que nós não sejamos confundidos, oprimidos nem aniquilados, mas tenhamos a defesa que vem do Alto, o auxílio necessário para a nossa vida. Mais uma prova de amor Jesus manifesta por mim e por você: a nossa defesa.
Quero que você diga, com toda a força do seu coração: a minha defesa está no nome do Senhor, Ele que fez o céu e a terra. Ele me defende em todas as minhas tribulações.
Jesus, o meu primeiro paráclito; o Espírito Santo, o meu segundo paráclito. Deus é a minha defesa agora e sempre.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!