15 May 2025

Jesus viveu isso na Última Ceia

Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, o servo não está acima do seu Senhor e o mensageiro não é maior do que aquele que o enviou. Eu não falo de vós todos, eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar. Desde agora, eu vos digo isso antes de acontecer, a fim de que quando acontecer, creiais que eu sou” (João 15,9-17).

Lavar os pés

Meus irmãos e minhas irmãs, no texto de hoje aparece o termo pternan, que quer dizer “calcanhar” na tradução em português. Porém, há o significado ainda de prejudicar alguém por malandragem, às escondidas, por detrás da pessoa usando de artimanhas, de táticas, premeditando e articulando o mal.

Foi esse tipo de pessoa que Jesus quis sabe aonde? Bem do seu lado. Porque, quando ele se refere a esse comportamento, ele está fazendo menção a quem come do seu pão. E Jesus viveu isso na Última Ceia com Judas, quando ofereceu para ele o pedaço de pão. Talvez você já tenha vivido essa dura experiência de sofrer o mal premeditado de alguém. Aquele mal feito às escondidas, sem que você se desse conta dele. Talvez você esteja atravessando uma experiência dolorosa, de uma traição por parte de alguém que você considerava muito.

Jesus teve que lavar os pés de Judas. Mas facilmente nos vêm o desejo de pagar o mal com o mal, de devolver, na mesma moeda, o mal sofrido de nos vingar de alguma forma daquela pessoa ou nos alegrar com o mal daquela pessoa. É preciso aprender a lavar os pés também de Judas.

Ele foi amado com a mesma intensidade que João, o discípulo amado, foi amado.  Talvez Judas fosse mais amado.

Judas não foi nunca um desgraçado, um desprezado, colocado de lado. Pelo contrário, ele ocupava uma função dentro do grupo. Mas longe da luz, do amor de Cristo, ele gerou, no seu coração, sentimentos horríveis contra nosso Senhor e todo o grupo dos discípulos.

Quem não olha nos olhos, certamente, vai virar o calcanhar para os seus irmãos.

Lutemos para viver o amor radical, porque a melhor denúncia contra comportamentos de alguém é um testemunho fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho.

Por isso, peçamos a graça ao Senhor, o dom da fidelidade até o fim.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.