“E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e Seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam” (Marcos 2,13-17).
Vá ao médico
Jesus veio arrancar o homem do mal, do pecado. Desde a epifania de Jesus, da sua manifestação no meio de nós, Jesus veio para nos libertar de todo pecado e de todo mal.
Nós estamos ouvindo cada dia deste novo ano, deste mês de janeiro, Jesus que liberta o paralítico, Jesus que expulsa o demônio, Jesus que quer a conversão dos pecadores, e Ele não se cansa de olhar para nós com predileção, com um olhar único e individual com cada um de nós.
E nós vemos aqui, neste momento, Jesus que está sentado na casa de Levi, que era tido como um pecador público. Era um cobrador de impostos. E Jesus não ligava de estar ali com eles, porque Ele veio para os pecadores, ele veio para mim, Jesus veio para você. E nós precisamos nos reconhecer como pecadores, porque se não nos reconhecermos como pecadores, jamais vamos acolher a proposta de salvação que Jesus tem para nós.
E vou continuar no pecado. E vou continuar na maldade e vou continuar vivendo uma vida longe de Deus. Jesus não quer isso para você, meu irmão. Jesus não quer isso para você, minha irmã. O mestre dá a atenção àquelas pessoas, ou seja, aos pecadores. E segundo a interpretação rigorista, dos mestres da lei, dos publicanos que estavam ali com Jesus, o que chocava os mestres de Israel é que Jesus estava sentado com pecadores.
Meu irmão, minha irmã, Jesus veio para esses. E essa realidade rigorista, Jesus ultrapassa. Ele não tendo em conta a contaminação ritual, partilha da refeição com os pecadores, símbolo de comunhão e de vida. Qual é o objetivo de Jesus? Libertar o homem do pecado. Por isso Jesus senta-se com os pecadores, come com eles, conversa com eles.
Quantos de nós precisamos viver essa realidade nesse dia de hoje!
Que Jesus sente com cada um de nós, que Ele possa entender as nossas realidades, entender o que estamos vivendo, aquilo que o pecado tem provocado em nós. Jesus vem ao nosso encontro, e quando o homem o encontra, faz-se próximo d’Ele, e aí começa uma vida nova.
O médico divino, que é Jesus, põe-se a serviço dos doentes. Ele derrama a Sua misericórdia sobre os mais miseráveis, sobre os mais pecadores.
A maior doença do homem é, sem dúvida, o pecado. Por isso é que Jesus vem ao encontro dos pecadores.
Que o Senhor Jesus possa encontrá-lo neste dia e possa oferecer-lhe a Sua salvação.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!