Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lucas 3,15-16.21-22)
O batismo no Espírito Santo
O Evangelho de hoje diz o seguinte: “Batizar-vos-á com o Espírito Santo”. Hoje, meu irmão, minha irmã, na festa do batismo do Senhor, nós precisamos compreender esse mistério. O mistério do verdadeiro homem que carrega sobre si os nossos pecados, e verdadeiro Deus que nos dá o Espírito Santo.
Verdadeiro homem que nos redime dos pecados, mas verdadeiro Deus que nos dá o Espírito Santo.
Deus se alegra, meu irmão, Deus se alegra, minha irmã, em nos dar o Espírito Santo, em nos dar a Sua misericórdia, o Seu perdão, para que nós possamos viver essa vida nova.
O que significa o batismo de Jesus? Significa a vida nova que Ele veio nos trazer. Mas, ao mesmo tempo, Jesus é solidário com cada um de nós, porque Ele não tem pecado. Ele não precisaria ser batizado, mas Ele o faz por causa da sua humildade, por causa da sua obediência a Deus, porque quer também se fazer um de nós, menos no pecado.
O seu batismo é apenas a preparação para um tempo novo. Com o batismo de Jesus, inaugura-se um tempo novo, um tempo de uma vida nova, porque é assim que acontece quando somos batizados. Deixamos de viver nas trevas para viver na luz. Deixamos de ser criaturas para ser filhos de Deus. Deixamos de viver no pecado para viver na santidade.
E aí, meus irmãos, Jesus nos batiza com o Espírito Santo e com o fogo. João não deixa dúvidas. Chegou o tempo da libertação anunciado pelos profetas!
O tempo em que o povo de Deus irá receber o Espírito, você precisa receber o Espírito Santo. O Padre Jonas sempre pregou esta graça de que todos nos necessitamos do Espírito de Deus. Diz as Escrituras que Jesus nos batiza no fogo porque nos precisamos desta graça. Você não pode caminhar para uma vida nova sem ser cheio do Espírito Santo.
O povo de Deus irá receber o Paráclito, e João Batista não nos deixa dúvidas. Essa profecia se concretiza em Pentecostes.
Derramando sobre os discípulos reunidos no cenáculo, faz nascer um povo novo, um povo livre.
Termino dizendo: A oração de Jesus, que abre o céu ali no batismo, manifesta sua comunhão com o Pai. Batizado, mostra a solidariedade com cada um de nós.
O Senhor quer derramar sobre nós o Espírito Santo, a fim de renasçamos para esta vida nova.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!