“Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Mateus'” (11,28-30).
Alívio do cansaço
Vinde a mim. No mundo saturado de ideologias, soluções fáceis para os problemas, cheios de conflitos de todos os tipos, a palavra de ordem de Jesus é: Vinde a mim!
Mais que uma palavra de ordem, é uma palavra consoladora que o Senhor nos dá. Mas não consoladora só no campo das ideias, mas na concretude de um coração disposto a colocar-nos em repouso e descanso. É isso que Ele nos promete.
Quantas vezes alguém ou alguma situação nos prometeu vida feliz, mas, no fundo, isso não era verdade. Quantos cansaços físicos e mentais foram causados por alguém ou por alguma situação?
Quantas fadigas sobrevieram a partir de decisões que nós tomamos, decisões erradas, decisões mal discernidas, muitas delas vinculadas ao pecado e erros que nos acarretaram duras consequências.
Talvez algumas dessas consequências você esteja sofrendo ou enfrentando nesse exato momento. Algumas dessas o fizeram desistir da vida e entrar num desânimo e num esgotamento profundo.
O que Jesus está nos oferecendo, hoje, no Evangelho que nós ouvimos?
O seu jugo, as suas costas. A palavra que está aqui, hoje, no grego “zigos” pode também significar canga. Essa canga, as pessoas que são do campo vão entender muito bem essa expressão. É aquele instrumento usado para unir uma junta de bois para puxar o arado ou o carro com algumas coisas. Por isso que fica agora mais claro a intenção de Jesus, para mim e para você.
Não é possível caminhar nas lutas da vida sozinhos, nós precisamos ter o Senhor do nosso lado, nós precisamos de Jesus para ter forças e seguir adiante na nossa caminhada.
Por isso preciso desse jugo, é preciso dessa presença de Jesus, essa força renovadora que nos ajuda a vencer as nossas dificuldades.
E olha que Jesus faz bem melhor do que o Cirineu. Ele nos toma nos braços em certos momentos da nossa vida, onde a nossa cruz pesa.
Ele não apenas nos ajuda a carregá-la, mas Ele nos carrega nos seus braços, na sua infinita misericórdia, porque Ele tem um olhar muito particular sobre as nossas realidades.
Refugiemo-nos nele, vamos buscar o jugo de Jesus, que é leve e que nos ajuda na nossa caminhada.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!