13 Nov 2024

Coração Agradecido

“Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro, pararam à distância e gritaram: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós’. Ao vê-los, Jesus disse: ‘Ide apresentar-vos aos sacerdotes’. (Lucas 17,12-14)

Irmãos e irmãs, Deus abençoe a cada um! Hoje, 13 de novembro, vamos escutar, no Evangelho, aquela cura que Jesus realiza nos leprosos. Assim diz o texto. Então, na sequência desse Evangelho, o que veremos? Que todos os dez serão curados, mas apenas um voltará para agradecer a Jesus pela cura. E esse que volta é um estrangeiro, um que era rejeitado no meio dos outros dez que já viviam a rejeição também – e vivendo a rejeição, também rejeitavam.

Agradecer

Aquele que era o estrangeiro volta para agradecer.

Então, Jesus nos ensina, primeiramente aqui, os caminhos da gratidão que devemos manter em nosso coração. Se, no Evangelho de ontem, nós escutamos que o bem é um dever, então fizemos o bem, porque já deveríamos ter feito isso; também a gratidão deveria entrar na nossa vida como um dever. E, aqui, Jesus ainda coloca como esse exemplo de quem fez a coisa correta, aquele que era rejeitado por todos naquela cultura, que era o estrangeiro.

Então, quantas vezes também nós nos sentimos como esse leproso, excluídos, rejeitados, mas isso não deve impedir que, no nosso coração, tenhamos o sentimento de gratidão a Deus em primeiro lugar.

Senhor, nós somos gratos a Ti, pela vida e por todas as curas e bênçãos que o Senhor realiza em nós. Dez leprosos foram curados por Jesus, mas apenas um voltou para agradecer. Que cada um de nós seja, na verdade, esse leproso, porque também nós temos nossas lepras. Que cada um de nós seja esse leproso que voltou para agradecer a Deus pela cura.

Que você identifique, na sua vida, neste dia, qual é a lepra que o afasta de Deus em primeiro lugar, a lepra que o afasta dos irmãos também. Você pode usar a palavra pecado também, que o afasta de Deus e dos irmãos. Peça a cura a Deus neste dia, que o Senhor nos cure de nossas lepras. E curados que tenhamos a capacidade de voltar a Ele com o coração grato.

O detalhe, irmãos e irmãs, deste texto de hoje é que eles, os leprosos, pararam à distância, afirma o texto: Eles pararam à distância e gritaram para Jesus. Eles se mantiveram fisicamente distantes do Senhor por conta da lei e das regras em relação ao convívio dos leprosos daquele período, mas mantiveram proximidade através da súplica. Então, a nossa oração nos aproxima de Deus. Por meio dela, tocamos o céu também, assim como os leprosos, que estavam distantes fisicamente, mas próximos de coração, de alma, com a oração.

Aprendamos, neste dia, os caminhos da súplica e da oração: “Tem compaixão de nós”. Como o salmista, podemos afirmar que, de fato, o Senhor está perto de todos os que O invocam. O salmista reza isso num determinado momento no Salmo 144. O Senhor está perto daqueles que O invocam, daqueles que têm a capacidade de fazer súplicas, preces e orações para permanecer na vontade do Senhor.

Dez leprosos, irmãos e irmãs, foram curados. Um voltou para agradecer.

Então, vejamos, neste dia, se existe gratidão em nossa vida.

Gratidão a Deus em primeiro lugar, mas também gratidão às pessoas que nos fazem o bem. Que assim seja, e sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.