16 Oct 2024

Liberdade interior

“Jesus respondeu: ‘Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo’.” (Lucas11,46)

O Evangelista Lucas, meus irmãos e minhas irmãs, coloca na boca de um doutor da Lei a observação: “Mestre, falando assim, também nos insultas a nós”.

A resposta de Jesus revela Sua tristeza pela realidade com que esses homens, conhecedores da lei, viviam: impondo fardos sobre as pessoas, mas sem vivê-los. Jesus, nesse Evangelho, quer salvaguardar a liberdade interior. Ele acusa os educadores da época, dizendo que não favorecem a liberdade e dificultam que as pessoas vivam uma experiência profunda com Deus. Eles impõem fardos pesados, enquanto a Palavra de Deus nos diz que Jesus veio para aliviar todo fardo.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou

Jesus veio para nos dar liberdade, para nos dar a graça de sermos livres. Afinal, a Palavra de Deus diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”. Ele quer formar nosso coração para a liberdade, que, no contexto cristão, é algo notável, pois é a única coisa que Deus não toca em nossa vida.

Deus pode ver Seu filho caminhando para a perdição, mas se essa pessoa não tiver o coração aberto para receber a graça d’Ele e não quiser se converter, ela não será salva. Por quê? Pelo mau uso de sua liberdade. E é o que os educadores da época, os mestres da lei, faziam com o povo de Deus: impunham fardos, colocando-os sob jugo, mas não viviam nada do que pregavam.

Jesus quer formar nossa consciência e nosso coração para que entendamos que os aspectos exteriores não são mais importantes que os interiores. Ele criou tanto o externo quanto o interno, para nos mostrar que a perfeição nas coisas exteriores alimenta a soberba do educador. Ele nos diz que o que é exterior não é o mais importante, pois pode nos levar à soberba, à arrogância, à vaidade, afastando-nos do que é essencial: nosso Senhor.

Por isso todo esforço para libertar o coração e torná-lo humilde só é possível quando acolhemos Jesus como Senhor e Salvador. Somente Ele pode nos libertar de todo e qualquer mal, de todo e qualquer jugo, de todo e qualquer fardo. Que o Senhor nos ajude a viver essa liberdade, para perseverarmos até a vida eterna.

Que Deus vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.