13 Oct 2024

Aprisionado na matéria × livre para a eternidade

Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!” Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” (Marcos 10,18-21)

Amados irmãos e irmãs, a liturgia desse 28º domingo do tempo comum leva-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos. E exorta-nos a não nos conformarmos com valores perecíveis que não saciam a nossa fome de vida. Por isso Jesus está nos encorajando nesta liturgia. Quais escolhas estamos fazendo? Há escolhas, meus irmãos, que vão nos levar a um vazio existencial do qual não vamos ter a satisfação, nós não vamos ter o gozo, a alegria. É desse perigo que Jesus está nos falando no Evangelho de hoje.

Despoja-te

Quais são as suas escolhas? Ele quer nos levar a refletir justamente sobre isso. O que nós temos abraçado são valores eternos, são valores que nos trazem alegria e paz? O que nós temos abraçado são significados que dão plena existência à nossa realidade humana? É isso que Jesus está preocupado em relação a mim, em relação a você: as escolhas que fazemos.

Jesus está questionando a boa vontade deste jovem que Ele encontrou pelo caminho. Dessa forma, o que o leva a ter valores que não perecem são os valores que o levam para a vida eterna. E Jesus vai desenhando para esse jovem um mapa deste caminho, e o convida a despojar-se dos seus bens materiais, os quais o estavam aprisionando.

É isso, meu irmão, minha irmã. Jesus está fazendo com que nós enxerguemos o que, em nossa vida, tem nos levado a um aprisionamento. E só Jesus pode nos libertar, só Jesus pode abrir o nosso coração para percorrermos esse caminho de amor, esse caminho de salvação que nos leva à vida eterna.

A indicação de Jesus continua, ainda hoje, em pleno século XXI, para quem estiver interessado em encher de significado a sua vida. Só aquele que tem essa coragem e essa destreza de deixar Jesus entrar em seu coração e dar-lhe sentido para tudo que vive, poderá dar significado a sua vida. Quais escolhas você tem feito? Escolhas que passam ou escolhas que o levam para a vida eterna?

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Desça sobre vós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.