Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim, e vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo, eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada” (15,26-16,1a)
Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus começa a falar desse Defensor. Nós estamos na sexta semana da Páscoa; daqui a pouco, nós celebraremos Pentecostes, e a própria liturgia já vai nos conduzindo para esse mistério. Jesus, falando do Defensor, quer dizer que nós vamos ter ataques à frente, e se nós precisamos de um defensor, é justamente para nos livrar desses ataques. Jesus já sabia que nós, os Seus discípulos, enfrentaríamos grandes objeções por causa da adesão ao Reino de Deus.
Dolorosamente, existe quem advoga pela injustiça, pelo crime, pelo erro, pelos poderosos, mas, com o Espírito Santo, isso não funciona. O Espírito Santo não advoga para essas realidades, Ele não advoga para quem não ama o Cristo. É uma coisa que a gente precisa pensar. O Paráclito não vem chancelar os nossos erros e pecados; Ele segue uma das coisas básicas na preparação da defesa de um acusado: “Diga-me toda a verdade, porque se o acusado não disser a verdade nem para o seu advogado, vai ficar difícil defendê-lo! A diferença é que o Espírito Santo defensor, não manipula essa verdade, Ele a confronta com a “verdade com o V maiúsculo”, para que o acusado se ajuste na vida; e se houver cometido algum erro, que ele nunca mais o cometa, que ele se converta, que ele mude.
O Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim
O bonito nessa história é que, em se tratando de pecado, nós já temos a nossa sentença anulada, justamente porque Cristo a assumiu, e Ele destruiu essa sentença cancelando a culpa que pesava sobre nós. Agora, nós temos o Espírito Santo em nós, não apenas para nos dar dons maravilhosos – e como é bom pedir ao Espírito Santo seus dons carismáticos! – ou nos fazer rezar de forma fervorosa. Nós temos o Espírito Santo ao nosso lado para nos lembrar, constantemente, quem nós somos e quem nós devemos ser, Ele nos ajuda a ser as testemunhas de Cristo em meio às contradições que o mundo nos faz.
Vamos rumo a Pentecostes, mas sabendo que o Espírito já foi derramado sobre nós, foi colocado do nosso lado, como nosso Defensor, como nosso Advogado, para que nós nunca nos percamos no caminho e na imitação de Cristo.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!