“Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: ‘Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel’” (Lucas 2,28-32).
O Evangelho de hoje nos apresenta um dos primeiros encontros de Jesus com o velho Simeão. A família de Jesus, cumprindo a lei de Moisés, leva Jesus para ser apresentado no templo. Percebemos assim a fidelidade dos pais de Jesus no cumprimento da lei. Porém, existe um detalhe no Evangelho de hoje, um gesto, aparentemente simples de Simeão, mas que nos ajuda a compreender algo muito profundo: Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus.
Na maioria das vezes, sempre refletimos sobre o Deus que constantemente é o nosso apoio e a nossa segurança; refletimos sobre o Deus que nos toma nos seus braços e nos sustenta, mas Simeão nos ensina que Deus não só nos segura nos seus braços, como também se entrega em nossos braços, ou seja, Deus não somente cuida de nós, mas, agora, ao assumir a nossa humanidade, é um Deus o qual também podemos tomar em nossos braços, é um Deus que se permite ser cuidado por nós, é um Deus que se torna dependente dos cuidados dos homens.
Um Deus tão grande faz-se pequeno e necessitado dos nossos cuidados unicamente por amor
Na encarnação, Deus nos pede reciprocidade; Deus não quer apenas nos amar e não quer que nós somente O amemos, mas Ele quer estabelecer essa relação de reciprocidade entre nós e Ele, porque será nessa relação, nessa mútua entrega que o milagre da salvação acontece, um Deus tão grande faz-se pequeno e necessitado dos nossos cuidados unicamente por amor.
A explicação é esta: é por amor! E, às vezes, mesmo tendo esse amor conosco, insistimos em viver como se não precisássemos de Deus. Ele se tornou dependente de nós para nos ensinar que somos totalmente dependentes d’Ele.
No Evangelho de hoje, Simeão engrandece a Deus e diz que Jesus é a luz que ilumina a nossa vida, é Ele quem nos ensina o caminho que devemos percorrer, é Ele quem nos ensina a depender d’Ele, a sermos dependentes d’Ele porque Ele veio com a sua própria vida nos ensinar esse caminho.
O velho Simeão diz em alta voz, bendizendo a Deus: ‘Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel’.
Que, ao termos esse contato com Jesus Cristo, também possamos bendizer a Deus, esse Deus que se fez tão pequeno e dependente de nós, para nos ensinar que somos dependentes d’Ele.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!