25 Dec 2023

Permita que a alegria da salvação alcance o seu coração

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (João 1,1-4).

O Natal é um tempo de nos alegrarmos e também de meditarmos sobre o grande mistério de Deus que desceu do Céu para se encarnar, para se tornar um de nós, para se tornar homem. Em Jesus, Deus se encarnou, tornou-se homem como nós e, assim, abriu-nos o caminho para o Céu.

Celebrar o Natal, meus irmãos, é celebrar a encarnação de Deus. Quando professamos a nossa fé, afirmamos que o Filho de Deus se fez homem e habitou entre nós. O Evangelho de hoje, tirado de São João, justamente nos fala sobre a encarnação do Verbo: “E a Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós”. 

Deus, verdadeiramente, assumiu a nossa carne — no sentido de assumir toda a nossa temporalidade, toda a nossa pobreza, toda a nossa contingência — e isso para nos dizer que a salvação, trazida por Deus, fez-se carne em Jesus de Nazaré e atinge o homem na sua realidade concreta. Seja em qual situação esse homem se encontra, ele pode ser alcançado pelo Salvador que é Jesus Cristo. Porque Deus assumiu a nossa condição justamente para purificar tudo aquilo que, antes, separava-nos d’Ele, tudo que nos dividia do Senhor foi alcançado por Cristo Jesus.

O Natal deve gerar, no nosso coração, a alegria pela salvação que nos alcançou

Santo Irineu afirma justamente isso, que esse é o motivo pelo qual o Verbo se fez homem: o Filho de Deus se fez homem para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo, recebesse assim a filiação divina e nos tornássemos Filhos de Deus.

Em Cristo Jesus, que hoje nasceu para nós, também nos tornamos filhos de Deus, portanto, o Natal — esse acontecimento grandioso que celebramos hoje — deve gerar no nosso coração essa alegria, a alegria pela salvação que nos alcançou. Precisamos contemplar e meditar a grandeza desse dia, meditar a grandeza do nascimento de um Deus que vem ao nosso encontro.

Por isso, aproveitemos esse dia santo, o dia onde a salvação veio até nós. Meditemos no mistério da encarnação, vivamos com profundidade essa santa Liturgia. Que possamos olhar para o presépio e agradecer a Deus, bendizer a Ele porque fomos salvos, porque Deus veio até nós na pequenez de um menino.

Desejo a você um santo e abençoado Natal! Que você possa, de fato, encontrar-se e deixar que Jesus mais uma vez nasça no seu coração e transforme completamente a sua vida!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.