“A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: ‘Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos’. A mulher respondeu: ‘É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair’. Então, Jesus disse: ‘Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha’” (Marcos 7,26-29).
Por algum motivo, aquela mulher pagã ficou sabendo da esperança que circulava aquela região, sobre aquele certo Jesus. A fama de Jesus estava se espalhando e aquela pagã ouviu falar que Jesus passaria por aquela região. E, impulsionada, movida pela esperança de ter a sua filha liberta da ação do maligno, que a atormentava, aquela mãe supera toda a rejeição e lança ao Senhor a sua humilde súplica.
A fé dessa mãe foi maior do que o medo da rejeição, e foi maior do que o respeito humano também. Mesmo sabendo que ela não era digna nem merecedora de tamanha graça, essa mãe não limitou o poder de Deus, mas confiou que Jesus poderia libertar a sua filha da ação do mal, ainda que fosse com migalhas, ainda que fosse com as migalhas que caíam da mesa.
A falta de fé limita o poder de Deus; Ele é Todo-poderoso, mas alcança aqueles que têm fé
Meus irmãos, a única coisa que pode impedir ou limitar a ação de Deus é a nossa falta de fé, a nossa falta de confiança, a nossa falta de ousadia na oração. Essa mãe foi ousada sobre confiar e sobre ter fé e, mesmo que não fosse merecedora, alcançou essa graça.
Ainda que sejamos comparados aos cachorrinhos em nossa indignidade, a graça de Deus sempre é dada aos humildes, é sempre dada àqueles que sabem pedir com humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a Sua graça aos humildes.
Por isso, não desanimemos de suplicar ao Senhor, ainda que nos sintamos indignos da graça. Não desanimemos de pedir ao Senhor com humildade; e não tenhamos medo de sermos ousados em nossa oração, de nos lançarmos aos pés do Senhor, pedindo aquilo que, hoje, é a nossa necessidade, que é o que nós precisamos.
Não deixemos que o respeito humano e a insegurança nos impeçam de alcançarmos as graças do Senhor sobre a nossa vida.
Essa mulher não limitou o poder de Deus. A falta de fé limita o poder de Deus; Ele é Todo-poderoso, mas alcança aqueles que têm fé e que são ousados na oração.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!