“O anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,28).
Nestes próximos dias, que antecedem a grande Solenidade do Natal de Nosso Senhor, temos o Evangelho da Anunciação e do consentimento da Virgem Maria; a Anunciação do Arcanjo e o consentimento de Maria a respeito da mensagem do próprio Deus.
O diálogo, em especial, esta frase do Anjo diz muito: “O Anjo entrou onde Ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’”. Maria sem dúvida era uma mulher de comunhão com Deus, e Ele se revela a Ela ali, através do Anjo, e diz: “Alegra-te, você foi a escolhida. Alegra-te”.
Alguns estudiosos vão nos ajudar também na meditação dizendo: “Olha, Maria até perdeu o nome, ao invés de Maria é ‘Alegra-te’”. Para quem na Sagrada Escritura, o Senhor se dirigiu assim? Para mais ninguém!
Peçamos esta graça ao Nosso Senhor: entrarmos numa comunhão profunda com Ele
Maria, essa mulher importantíssima da Sagrada Escritura, Aquela que gerou o Salvador. E o Anjo ainda disse: “O Senhor está contigo”, ou seja, Maria já alimentava uma comunhão com Deus, com o Pai. É isso, meus irmãos, que nós precisamos alimentar: uma comunhão com Deus, uma intimidade com Deus Pai, com o nosso Deus.
Por conta dessa comunhão com Deus, o Senhor a escolheu, por conta dessa comunhão, dessa intimidade, o Senhor lhe deu a responsabilidade de ser a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador Jesus Cristo.
Neste dia, peçamos esta graça a Nosso Senhor: entrarmos numa comunhão profunda com Ele, para que Ele realize também em nós as Suas maravilhas. O Anjo disse: “O Senhor está contigo”, o anjo não disse: “O Senhor estará contigo, se você aceitar”, ele disse que o Senhor já estava com Ela.
Que graça, meus irmãos! Peçamos esta graça ao Nosso Senhor: estarmos em comunhão com Ele, que Ele também habite em nosso coração e que as nossas atitudes também revelem esse Cristo, esse Deus que está conosco. Que a sua vida revele Deus, revele Cristo para as pessoas.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!