18 Nov 2022

Coloque toda a sua confiança no Senhor

Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mateus 14,26-27)

Meus irmãos, hoje, comemoramos as Basílicas de São Pedro e São Paulo – memória facultativa –, e comemoramos essas duas Igrejas, esses dois Templos dedicados ao Senhor, abençoados para que novos cristãos nascessem ali, para que a Palavra de Deus fosse proclamada ali.

E a nossa fé, meus irmãos, é baseada — é claro — em Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Deus que nos doou a Sua fé, e Jesus escolheu Pedro como o primeiro, e escolheu Paulo para propagar a fé.

A nossa fé também está fundamentada nos apóstolos, nesses alicerces. E, é claro que, na caminhada, Pedro e Paulo tiveram dificuldades. Neste Evangelho, escutamos que Pedro foi ao encontro do Senhor, mas, depois, teve medo, começou a afundar e pediu o socorro de Nosso Senhor.

Meus irmãos, assim como Pedro e Paulo, na nossa caminhada, possivelmente sofreremos ventos, ventanias, tempestades onde começaremos a afundar, por isso precisaremos recorrer a Nosso Senhor. Como Pedro, peçamos ao Senhor: “Socorro, Senhor”, “Venha me socorrer”.

Continuemos o nosso caminho com muita fé e confiança. O Senhor está conosco

E o Senhor foi ao encontro de Pedro. O Senhor também socorreu Paulo, que perseguia os cristãos. E passou a ser perseguido, porque se tornou um apóstolo do Senhor. Esses dois homens se encontraram com Cristo, esses dois homens foram apoiados por Nosso Senhor Jesus e tornaram-se grandes evangelizadores.

Ao comemorarmos, hoje, São Pedro e São Paulo, a Dedicação dessas duas Basílicas, Nosso Senhor nos chama à confiança n’Ele. “Não tenhas medo, Pedro!”, “Não tenhas medo — qual é o teu nome?  — Confiança no Senhor”.

Depois, mais tarde, São Paulo pôde dizer isso: “Eu sei em quem coloquei a minha confiança”. Hoje, comemorando a Dedicação dessas duas Basílicas, peçamos o socorro de Nosso Senhor e confiemos ainda mais n’Ele.

Os ventos estão dando contra você, as ventanias, as tempestades, os males deste mundo? Confiança no Senhor, como Pedro e Paulo. Você começou a afundar por causa da falta de fé, por causa dos problemas e doenças? Confiança no Senhor! Paulo, da mesma forma, foi preso, sofreu as chicotadas, mas confiou no Senhor.

Continuemos o nosso caminho com muita fé e confiança. O Senhor está conosco, Ele está com você!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.