“Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’” (Lucas 10,8-9).
Meus irmãos, hoje, comemoramos São Lucas Evangelista. São Lucas foi um médico, foi discípulo de Pedro e discípulo também de Paulo; ele aprendeu muito com esses dois apóstolos.
No início do Evangelho, você pôde acompanhar, você pôde ler, Jesus escolheu mais 72 discípulos e os enviou para a missão. Escolheu 72 e os enviou onde Ele mesmo devia ir. Os apóstolos e aqueles discípulos foram enviados para que fossem presença de Jesus. Onde Ele deveria estar, Ele os enviou.
Fomos escolhidos para levar a cura, para levar a salvação, para levar o Reino de Deus
Meus irmãos, a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo não parou n’Ele. Ele deu também esse encargo, essa responsabilidade aos 12, aos 72, a mais 100, a mais 300; a mim e a você a responsabilidade de anunciar a boa nova, de levar a boa nova. E nós escutamos o Evangelho: os dons que eles receberam, eles realmente distribuíram; curaram os doentes e disseram que o Reino de Deus estava próximo.
Também fomos escolhidos, também somos escolhidos para levar a cura, para levar a salvação, para levar o Reino de Deus.
O evangelista São Lucas fez bem isso. Ele era médico dos corpos, mas se tornou um médico de almas. Ele se tornou um grande propagador do anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho d’Ele é atribuído também ao Evangelho da misericórdia, onde Ele conta as parábolas da misericórdia, da compaixão de Nosso Senhor. Em várias situações , São Lucas destaca a compaixão e a misericórdia de Nosso Senhor.
Meus irmãos, hoje, comemorando essa festa de São Lucas, peçamos essa graça ao Senhor: “Senhor, cura também o meu coração, cura também o nosso coração. E, Senhor, também nos faça apóstolos, faça-nos também médicos das almas, anunciando a salvação e levando o Senhor, que é a salvação”.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!