“Coragem, sou eu! Não tenhais medo! Então subiu com eles na barca, e o vento cessou” (Marcos 6,50-51).
“Coragem” é a primeira palavra pronunciada por Jesus. Coragem, do latim, quer dizer: “a força que vem de dentro”, “a força que vem do coração”, que te faz capaz de enfrentar situações muito difíceis e muito dolorosas. Coragem diz de uma estrutura interior que cada cristão é chamado a ter, a cultivar e a reforçar. Porque, constantemente, todos nós, cristãos, estamos diante de provações, estamos diante de dificuldades, estamos diante de problemas que todos os dias batem à nossa porta. Como é importante essa palavra para nós: coragem.
A primeira coisa que Jesus deseja para você: Ele não te reprova. Engraçado que Jesus chega diante dos Seus discípulos, que estão ali com medo daqueles ventos, daquela tempestade, mas não reprova. A primeira coisa é encorajar, a primeira coisa é despertar no coração deles, e nos nossos corações, essa força que está escondida.
Que a força dessa Palavra desperte nos nossos corações uma coragem nova para enfrentar as nossas dificuldades
Como é bom receber uma palavra de encorajamento, não é verdade!? No momento em que nós atravessamos uma tribulação, no momento que estamos para baixo, no momento que estamos desanimados, quando passamos por uma decepção na vida, como é bom receber uma palavra de encorajamento. É o mesmo que dizer: “Você não está sozinho”, “Você não foi abandonado nessa situação”.
Abra os seus olhos, veja que existe alguém por você, alguém está ao seu lado, alguém luta junto com você, alguém que traz uma palavra que vai na direção contrária daquilo que nós estamos vivendo: se estamos desanimados, aquela palavra de encorajamento nos coloca de novo de pé, nos faz levantar a cabeça de novo e olhar para a meta, continuar a nossa caminhada.
Ao chegar ali, diante dos discípulos, depois de encorajá-los, Jesus mostra a Sua identidade: “Sou eu!”. É a identidade de Deus, é o Criador que está ali, é o sopro da Vida, é o Redentor que está ali com os discípulos. É Deus quem está com você — “Sou eu!” — , é Deus quem recria o coração dos discípulos, é Deus quem faz companhia no momento da solidão, é Deus quem salva dos abismos da morte; Deus está contigo e Ele nunca te abandona.
Que a força dessa Palavra, hoje, de fato, desperte no nosso coração uma coragem nova para enfrentar as nossas dificuldades, mas também ilumine a nossa consciência de que nós não estamos sozinhos. Não é para você se levantar e lutar sozinho, mas é para você se levantar e ter consciência de que Deus está ao seu lado. Deus caminha contigo e luta junto com você em seu favor.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!