“Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lucas 21,17-18).
O Evangelho de hoje nos coloca diante da realidade dos primeiros seguidores de Cristo Jesus; Seus discípulos, Seus apóstolos são perseguidos e rejeitados por causa do Senhor. São levados aos tribunais para serem julgados, condenados e muitos serão tomados pelo medo. Por isso, Jesus está advertindo a eles, porque o primeiro a passar por tudo isso é o próprio Jesus. Ele mesmo é julgado, rejeitado, preso, condenado e crucificado.
Os Seus seguidores passarão por tamanha provação também, todos vos odiarão por causa do Seu nome. O nome de Jesus causa ódio e rejeição, não podemos ignorar essa realidade, foi assim ontem, é assim hoje em muitos lugares com mais insistência. Os cristãos são perseguidos em vários lugares no mundo, mas a cultura cristã verdadeira causa rejeição e, muitas vezes, não tem acolhimento.
Agora, da nossa parte, não é partir para o confronto, pelo contrário, o nosso mandamento é o mandamento do amor. Da nossa parte, não é partir para o medo ou para a guerra, a nossa parte é evangelizar de todo o coração, porque o sangue desses primeiros cristãos foram sementes para que tantos outros se tornassem também cristãos: o sangue do nosso amor a Jesus.
Os nossos olhos têm que estar fixos em Jesus porque Ele é a luz que ilumina toda e qualquer realidade
Não retratar na mesma moeda porque alguns estão semeando ódio, porque os cristãos estão sendo odiados, alguns estão semeando guerras porque estão guerrilhando a nossa fé.
As nossas armas não são as armas do mundo, as nossas armas são as armas da fé. Por outro lado, o essencial: é preciso permanecer firme para ganhar a vida, permanecer firme é permanecer de pé, é não perder a direção da fé, é permanecer com os olhos fixos em Jesus, pois alguns estão tirando os olhos de Jesus para se voltarem para as tragédias, para as coisas dramáticas da vida e do mundo, outros estão mergulhando a cabeça, o coração nos dramas da humanidade.
Não é pouco-caso, não é indiferença, é muito importante estarmos inseridos, conhecermos o mundo em que estamos. Agora, os olhos têm que estar fixos em Jesus porque Ele é a luz que ilumina toda e qualquer realidade.
Não tiremos de Jesus o nosso coração, em meio a todas as circunstâncias que possam parecer contrárias a nós, o nosso olhar é n’Ele. É n’Ele que colocamos a nossa confiança; e a esperança não decepciona.
Deus abençoe você!