Tornemo-nos servos, tornemo-nos servidores e pequenos, isso é o que nos torna grandes discípulos e seguidores do Cristo
“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”( Mateus 20, 26).
Hoje, temos a alegria de celebrar o apóstolo São Tiago, aquele que é irmão de João evangelista. Veja que a mãe deles se apresenta diante de Jesus para suplicar por seus filhos, suplicar um lugar de honra e destaque, suplicar que seus filhos sejam honrados.
Jesus escuta a súplica daquela mãe, guarda-a em Seu coração, mas em particular chama os Seus, e é como se dissesse: “Olha, os grandes deste mundo, chefes das nações, aqueles que detém o poder, agem com tirania, preocupam-se com o poder e em serem grandes. Mas entre vocês não deve ser assim! Ainda que venha um sentimento de grandeza, de tornar-se grande ou melhor que os outros, aprendam que não há nada mais importante do que servir. O grande dom de quem me segue e é meu discípulo é aquele que é capaz de servir os outros!”.
Amados irmãos e irmãs, tudo isso pode parecer até muito poético ou de uma espiritualidade maravilhosa, mas, na verdade, é o embasamento que precisamos para a nossa vida espiritual. Precisamos aprender a ser servos uns dos outros!
Tudo o que encontramos em nossas casas, em nossas famílias, em realidades paróquias e comunidades, são pessoas querendo mandar nas outras, querendo estar à frente das outras, quando, na verdade, o Senhor nos chamou para o dom do serviço, para trabalharmos para o Seu Reino, para darmos a nossa vida pelo Seu Reino e não sermos mais importantes do que ninguém.
A importância no Reino de Deus não é pelo cargo ou pelo título que a pessoa possa ter, mas por aquele que mais serve o outro, que dá a sua vida e se consome pelo outro, aquele que se esconde, que não faz questão do seu nome aparecer, de não ser exaltado nem lembrado ou qualquer coisa parecida. Mas é aquele que se coloca à disposição em servir.
Tornemo-nos servos, tornemo-nos servidores e pequenos, isso é o que nos torna grandes discípulos e seguidores do Cristo!
Deus abençoe você!