28 Dec 2023

(Português do Brasil) Use a sua dor para aproximar-se do amor de Deus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: ‘Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais.’” (Mateus 2,16-18)

O sofrimento de um inocente, talvez, seja um dos maiores argumentos usados contra a soberania e a bondade de Deus. Podemos, às vezes, nos perguntar: sendo Deus bom e Todo-poderoso, por que permite o sofrimento? Por que permite que inocentes, como crianças, sofram e sejam mortas?

De fato, explicar ou querer compreender o sofrimento não é uma tarefa muito fácil, não é uma tarefa muito simples; ainda mais quando se trata do sofrimento de inocentes — como foi o caso do martírio dessas crianças, no relato de hoje do Evangelho. Hoje, celebramos os santos inocentes.

Muitos, ao vivenciarem o sofrimento de pessoas inocentes, colocam ali como que uma barreira entre elas e o amor de Deus, contudo, aqueles que foram redimidos na cruz sempre descobrem, apesar do sofrimento, a mão amorosa e providente de Deus Pai. O sofrimento que se apresenta de diversas formas, e ninguém quer o sofrimento, mas Jesus proclamou: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (cf. Mateus 5,4).

Ofereçamos a dor, o sofrimento a Deus; e vivamos este tempo unidos a Jesus Cristo

Precisamos nos recordar sempre que Jesus não é indiferente ao nosso sofrimento. Você que está vivendo um grande sofrimento, Jesus não é indiferente ao seu sofrimento, mesmo que você seja inocente,

Às vezes, você vê o sofrimento de uma criança e se pergunta o porquê do sofrimento de um inocente. Jesus não é indiferente ao sofrimento de ninguém. A cruz, a dor, o sofrimento foram justamente o instrumento para que Ele, o Santo, o Justo, o Inocente, que é Cristo Jesus, pudesse nos salvar.

Deus, após assumir a nossa condição humana, tornando-se homem como nós na encarnação que celebramos no Natal; Ele deu um novo sentido para a dor e para o sofrimento, e só aqueles que estão unidos ao Cristo conseguem compreender que o sofrimento é instrumento também de redenção e salvação. A dor, quando oferecida, sempre produz bons frutos e, entre esses frutos, produz a esperança do Céu.

Os Santos Inocentes que foram mortos por causa de Cristo, mesmo sem saber e sem ainda conhecer Jesus Cristo, seguiram o Cordeiro sem mancha e mereceram um prêmio dos redimidos porque foi por causa de Cristo que eles sofreram, foi por causa de Cristo que eles deram a vida.

Os que padecem com Cristo terão um prêmio da consolação de Deus nesta vida. E, depois, a grande alegria da vida eterna. Por isso, diante do sofrimento que chega na vida de todos nós, abramos o nosso coração, ofereçamos a dor, o sofrimento a Deus; e vivamos este tempo de sofrimento unidos a Jesus Cristo porque aquele que sofre com Cristo é redimido e encontrará o consolo que vem de Deus.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.