25 Dec 2023

(Português do Brasil) Permita que a alegria da salvação alcance o seu coração

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (João 1,1-4).

O Natal é um tempo de nos alegrarmos e também de meditarmos sobre o grande mistério de Deus que desceu do Céu para se encarnar, para se tornar um de nós, para se tornar homem. Em Jesus, Deus se encarnou, tornou-se homem como nós e, assim, abriu-nos o caminho para o Céu.

Celebrar o Natal, meus irmãos, é celebrar a encarnação de Deus. Quando professamos a nossa fé, afirmamos que o Filho de Deus se fez homem e habitou entre nós. O Evangelho de hoje, tirado de São João, justamente nos fala sobre a encarnação do Verbo: “E a Palavra de Deus se fez carne e habitou entre nós”. 

Deus, verdadeiramente, assumiu a nossa carne — no sentido de assumir toda a nossa temporalidade, toda a nossa pobreza, toda a nossa contingência — e isso para nos dizer que a salvação, trazida por Deus, fez-se carne em Jesus de Nazaré e atinge o homem na sua realidade concreta. Seja em qual situação esse homem se encontra, ele pode ser alcançado pelo Salvador que é Jesus Cristo. Porque Deus assumiu a nossa condição justamente para purificar tudo aquilo que, antes, separava-nos d’Ele, tudo que nos dividia do Senhor foi alcançado por Cristo Jesus.

O Natal deve gerar, no nosso coração, a alegria pela salvação que nos alcançou

Santo Irineu afirma justamente isso, que esse é o motivo pelo qual o Verbo se fez homem: o Filho de Deus se fez homem para que o homem, entrando em comunhão com o Verbo, recebesse assim a filiação divina e nos tornássemos Filhos de Deus.

Em Cristo Jesus, que hoje nasceu para nós, também nos tornamos filhos de Deus, portanto, o Natal — esse acontecimento grandioso que celebramos hoje — deve gerar no nosso coração essa alegria, a alegria pela salvação que nos alcançou. Precisamos contemplar e meditar a grandeza desse dia, meditar a grandeza do nascimento de um Deus que vem ao nosso encontro.

Por isso, aproveitemos esse dia santo, o dia onde a salvação veio até nós. Meditemos no mistério da encarnação, vivamos com profundidade essa santa Liturgia. Que possamos olhar para o presépio e agradecer a Deus, bendizer a Ele porque fomos salvos, porque Deus veio até nós na pequenez de um menino.

Desejo a você um santo e abençoado Natal! Que você possa, de fato, encontrar-se e deixar que Jesus mais uma vez nasça no seu coração e transforme completamente a sua vida!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.