12 Mar 2024

(Português do Brasil) Jesus quer fazer companhia para você!

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. (João 5,1-9)

Meus irmãos e minhas irmãs, houve uma festa dos judeus – e Jesus vai a Jerusalém diversas vezes para as festas anuais que acontecem –, e a festa é realizada no templo. Mas, antes de entrar no templo, a casa do Pai, Jesus vai ao encontro dos enfermos, os quais não podem ter acesso ao templo, à festa, à glória de Deus, pois a enfermidade, no tempo de Jesus, era tida como uma maldição, um castigo de Deus, e aquelas pessoas estavam impuras, não podiam frequentar o templo. Jesus, então, vai ao encontro delas, Ele vai àquela piscina de Betesda, e a Palavra diz que ela tinha cinco pórticos, para indicar os cinco livros da Lei.

Os judeus tinham cinco livros da lei, mas essa lei, em vez de gerar vida, mantinha os filhos cegos, coxos e paralíticos. Uma chamada de atenção para todos nós, porque, às vezes, é preciso deixar um pouco de lado os nossos manuais, as nossas rubricas, e nos aproximar da realidade nua e crua do sofrimento das pessoas.

O cristianismo não pode ser nunca teórico, há o perigo de uma espiritualidade desencarnada e descomprometida com o próximo. Nós precisamos estar atentos a isso, por isso a Quaresma nos chama a exercitarmos a caridade, para que o nosso coração se alargue. Jesus não gosta muito de amizade exclusiva; nós é que queremos, muitas vezes, um Jesus só para nós e do nosso jeito. Mas Jesus é aberto, Ele vai ao encontro daqueles que precisam da Sua presença. 

Jesus quer tirar você de toda e qualquer paralisia que o pecado possa ter causado na sua vida espiritual

A palavra “enfermo” quer dizer “sem firmeza, que não está em pé, que está caído”. Essa é a condição da humanidade após a queda do pecado. Já dizia aquele provérbio: “quem está de pé, cuidado para não cair”, porque, aparentemente, nós podemos estar em Deus, frequentando os templos, as igrejas, mas, muitas vezes, o nosso coração estar distante do Senhor. O homem que está aqui representa todos nós. No livro do Deuteronômio, capítulo 2, fala dos 38 anos que o povo de Deus ficou no deserto rumo à Terra Prometida. Esse homem do Evangelho estava enfermo há 38 anos. Não é uma coincidência, é justamente para lembrarmos que também nós saímos do Egito dos nossos pecados e caminhamos para Deus. Quantos de nós cultivamos certas situações por muitos e muitos anos! Nós já fomos libertos por Cristo, mas relutamos em continuar levando adiante os nossos pecados por anos e anos.

Jesus faz a pergunta: você quer ser curado? Parece uma pergunta óbvia, mas o óbvio tem que ser dito. Jesus queria, de fato, encontrar-se com a vontade daquele homem. Será que ele queria sair daquela condição? Pode ser que alguém não queira sair do pecado ou de um vício, e Deus não vai realizar aquilo que nós não queremos. A falta de vontade pode nos impedir de experimentar muitas graças de Deus. Ele diz: “Eu não tenho ninguém”, e talvez seja essa a sua resposta hoje: “eu não tenho ninguém. Eu até quero, Senhor, mas eu não tenho forças, eu não tenho alguém que se comprometa comigo, mesmo cercado de muitas pessoas”. Talvez você possa se sentir sozinho na sua luta contra o pecado, mas, hoje, eu tenho que lhe dizer: Jesus quer fazer companhia para você, Ele quer tirar você de toda e qualquer paralisia que o pecado possa ter causado na sua vida espiritual. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Missionário da Comunidade Canção Nova


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.