“Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que n’Ele tinham acreditado: ‘Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’. Responderam eles: ‘Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?’. Jesus respondeu: ‘Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres’.” (Jo 8,31-36)
Meus irmãos e minhas irmãs, existe uma liberdade que somente a vida em Cristo pode dar, é a liberdade interior. Essa liberdade é não viver mais na dependência do que ocorre externamente, não tem nada a ver com aquele estado da chamada “ataraxia”, não sei se você já ouviu falar nisso, é um conceito filosófico, que foi criado por Demócrito e consistia na tranquilidade da alma, na ausência de perturbação, por meio da eliminação da dor, do esforço, sem sofrimento.
Isso é um contraste direto com o mistério da encarnação, porque essa filosofia elimina um componente humano, que é a paixão ou a capacidade de sentir, ser afetados pelas realidades à nossa volta. Jesus está propondo uma liberdade que não é um estado ‘zen’, um estado apático, insensível. Jesus está propondo uma liberdade que vem de dentro, que vem de uma relação íntima com Deus, uma amizade profunda com Ele, uma comunhão de intenção e de coração.
Existe uma liberdade que somente a vida em Cristo pode dar: a interior
Uma liberdade que não significa aquele famoso: ‘pare de sofrer’, e sim que não permita que aquela parte mais íntima de nós seja abalada por situações externas que venham de fora, por acontecimentos por tribulações. Essa é a proposta de liberdade de Jesus.
Isso, porque, naquela parte mais íntima de nós, está Cristo, o Filho, o Homem livre por excelência, o Libertador de todos os corações, e é essa liberdade à qual eu e você somos chamados.
Que Cristo, que nos liberta, que nos salva, faça todos nós, homens e mulheres, completamente livres!
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!