15 Jan 2024

(Português do Brasil) Exercite, com atenção, suas práticas de piedade e abstinência

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: ‘Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?’ Jesus respondeu: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles?’” (Marcos 2,18-19)

Meus irmãos e minhas irmãs, essa temática é bem conhecida de todos nós. A preocupação dos discípulos de João e dos fariseus não é a de praticar o jejum para se tornarem pessoas melhores, mas é o incômodo por quem não está praticando, quem está fazendo de um modo diferente. Desviaram a atenção da prática religiosa tão profunda e eficaz, que é o jejum, para cuidar da vida alheia.

Já me cansei de ser abordado nas confissões pelos “caçadores de pecados”; explico: são pessoas que ficam buscando no Código de Direito Canônico, no Catecismo da Igreja Católica, nos documentos Papais, motivos para se autopunir e para punir os outros. Foram tantas vezes!

Um tema clássico que aparece nessas realidades é o tema do jejum. Por isso é importante aproveitar essa homilia para trazer para vocês aquilo que diz a própria doutrina. Vamos ver no Código, fica no 1249: “Todos os fiéis, cada qual ao seu modo, por lei divina, têm a obrigação de fazer penitência; para que todos se unam entre si em alguma observância comum de penitência. Nesses dias, os fiéis, de modo especial, dediquem-se à oração, exercitem obras de piedade e de caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo mais fielmente as próprias obrigações e, sobretudo, observando o jejum e a abstinência”.

Vamos ter muito cuidado com os escrúpulos, a prática pode se tornar uma forma de vaidade e não de piedade

Ou seja, uma norma geral para todos nós, católicos, é que todas as sextas-feiras são penitenciais, são dias de abstinência de carne, mas não somente isso, porque o Código é bem claro: dediquem-se à oração, exercitem obras de piedade, de caridade, e renunciem a si mesmos. Esse é o objetivo de um dia penitencial, esse é o objetivo de se fazer um jejum, de se fazer uma abstinência de carne.

Como eu disse, em regra geral, toda sexta-feira é penitencial, porém — é importante —, para o Brasil, a Igreja permitiu a chamada “comutação”, ou seja, mudar por outra obra de caridade ou piedade a abstinência de carne. Se você não puder fazer a abstinência de carne, você pode comutar, você pode mudar por uma outra obra de piedade ou orações.

Vamos ter muito cuidado com os escrúpulos, a prática pode se tornar uma forma de vaidade e não de piedade. A Via-Sacra, a leitura do Evangelho da Paixão de Jesus, uma visita ao Santuário, são outras obras de piedade que você pode fazer na sua sexta-feira, caso você não possa se abster de carne.

Você está numa festa e será o único diferente que não vai comer carne, porque você está fazendo o seu dia penitencial. Era o dia de se alegrar com a sua família, era o dia de se fazer um com eles, e você poderia exercitar uma outra prática de piedade, além daquilo que você já faz. Não é rezar um terço, não é participar da Santa Missa que você já participa, mas é algo a mais que você pode fazer.

Antes de julgar alguém que não esteja jejuando ou se abstendo de carne, conheça mais sobre o caminho espiritual do seu irmão, foi isso que faltou para esses discípulos de João e para esses fariseus. Eles não conheciam a intimidade que Jesus vivia com os Seus discípulos; e se não conhecemos, não temos direito de julgar.

Vamos fazer as nossas práticas de piedade? Vamos fazer o nosso jejum e a nossa abstinência? Vamos! Para sermos melhores para os nossos irmãos.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.