18 Mar 2024

(Português do Brasil) Deixe a oração produzir frutos em sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. Os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão.  Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.(Jo 8,1-7)

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus está no Monte das Oliveiras. Esse dado geográfico é importante, porque o Monte das Oliveiras era um lugar privilegiado por Jesus, onde Ele passava muitas horas em oração. Foi nesse mesmo lugar que Ele, rezando ao Pai, suou sangue, angustiou-se, teve medo, lutou contra a tentação de fazer a Sua vontade e não a vontade do Pai. Jesus faz uma experiência de intimidade com Deus no Monte das Oliveiras.

Por isso a oração não é uma espécie de yoga, não é uma meditação para o nosso bem-estar, a oração cristã é pôr-se diante de Deus, que, às vezes, nos pede coisas muito exigentes, um fruto da oração por exemplo: é a consciência de quem somos e não de quem o outro é. Por isso que o que deriva da oração é o comportamento das pessoas; se nós nos colocarmos em oração diante de Deus, isso terá que mudar o nosso comportamento, a nossa forma de agir, a nossa forma de pensar. 

Aqueles que se diziam homens de Deus, homens da lei, homens do templo, fiéis defensores da moral, da justiça, a vida espiritual deles produz um desejo de morte em relação àquela mulher, a vida espiritual deles não produziu um comportamento conforme a vontade de Deus.

O que deriva da oração é o comportamento das pessoas

Que oração era aquela? A qual Deus eles se dirigiram, que doença espiritual tomava conta do coração deles? Esqueceram-se do Deus que os salvara do Egito, passaram uma espécie de uma borracha na lei do amor, que prevaleceu na vida dos seus antepassados. Será que o Salmo 78 não tinha desaparecido de suas mentes? Foi jogado fora? O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas. Esqueceram-se! Povo sem memória, povo sem memorial da libertação de Deus amor e misericórdia.

Nós corremos esse risco, meus irmãos, nós também corremos o mesmo risco; em vez de apresentar nossos irmãos a Jesus para que o Senhor os salve de seus pecados, nós os apresentamos para condená-los. Por isso a Quaresma é o tempo de purificar os nossos lábios que se dizem tão orantes, que repetem fórmulas e mais fórmulas, mas, muitas vezes, sentenciam a condenação eterna dos nossos irmãos.

Tem boca por aí que só se abre para falar do inferno e de condenação. Melhor que tivessem fechadas, melhor que anunciassem a misericórdia de Deus, melhor que falassem da casa de Deus, que é o Paraíso, do que falar da casa do demônio, que é o inferno. Que nosso Senhor converta a nossa forma de rezar!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.