31 Jan 2024

(Português do Brasil) Dê espaço para o mistério de Deus em sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: ‘De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?’ E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: ‘Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares’” (Marcos 6,1-4)

Ninguém é profeta na própria pátria. Por que isso? Porque as pessoas da nossa pátria pensam que já sabem tudo de nós, e daí não sobra espaço para o anúncio de nenhuma verdade. Isso é fato!

As pessoas sabem o nosso endereço, o nome dos nossos pais, dos nossos irmãos, o que fazemos; só falta elas saberem o nosso RG e o nosso CPF, sabem todas as informações.

Eles sabem tudo de Jesus, por isso, os da pátria correm o risco de perder a consciência do mistério a mais que existe na vida de Jesus. Os seus compatriotas perderam a oportunidade de tocar no mistério a mais que estava na vida de Jesus. É verdade, Ele era o filho do carpinteiro, filho de Maria, de José. Os irmãos de Jesus, aqui, na verdade, são parentes, porque a língua hebraica não tem uma palavra para expressar os outros graus de parentesco. É bom dizer isso, senão as pessoas confundem e acham que Jesus tinha outros irmãos.

É como na língua inglesa, por exemplo, ao dizermos cunhado, falamos irmão na lei [brother in law], e a língua hebraica também não tinha expressões para falar tio, primo, usava-se “irmão”.

Tornamo-nos também pretensiosos de achar que sabemos tudo sobre Jesus e não damos espaço para esse mistério

As informações, aqui, sobre Jesus eram verdades, mas existia algo a mais. E onde entramos nisso? Também nos tornamos, por graça de Deus, os concidadãos de Jesus, somos membros da sua família, tornamo-nos íntimos d’Ele, somos chamados filhos de Deus, frequentamos a Sua casa, comemos à Sua mesa, ouvimos as Suas palavras e, aí vem o perigo: tornamo-nos também pretensiosos de achar que sabemos tudo sobre Jesus e não damos espaço para esse mistério que a cada dia se renova, com isso entram os nossos pré-julgamentos, a dureza, muitas vezes, das nossas convicções — tenho que afirmar as minhas convicções, a rigidez dos nossos valores.

Porta fechada para Jesus, não precisamos aprender mais nada com Ele; esvaziamento do mistério da Sua pessoa, e pior, da Sua pessoa manifestada nos outros. Achamos que não temos mais nada a aprender com as pessoas. A consequência disso é o fechamento às pessoas, passamos a viver nos nossos guetos, onde todos pensam de um jeito igual, vestem os seus uniformes religiosos, adotam suas devoções, suas práticas e ousamos chamar isso de “cristãos fiéis”.

Hoje, neste dia que celebramos também a memória de Dom Bosco, que ele nos ensine a verdadeira santidade. Que a sua intercessão nos abra ao mistério de Deus que se renova a cada dia diante de nós, e que nunca percamos a capacidade de nos maravilhar com as coisas que Deus realiza em nossa vida.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.