30 Dec 2023

(Português do Brasil) Cresça em santidade no cotidiano de sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade.  O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” (Lucas 2,39-40)

Ainda estamos nas Oitavas de Natal, e a liturgia de hoje continua nessa mesma linha da liturgia de ontem, onde o Menino Jesus foi apresentado no templo, porém o texto de hoje nos fala precisamente do Menino com a profetisa Ana.

Ana era uma mulher de idade avançada, que dedicou a sua vida ao templo de Deus, servindo-lhe com orações e jejuns; isso fez de Ana uma mulher experiente nas coisas do Senhor. Ao ver o menino, ela louva a Deus, porque reconhece n’Ele o grande esperado do seu povo.

Ana, semelhante a Simeão, enxerga no Menino o Messias, Filho de Deus, e anuncia com a certeza de quem é uma pessoa vivenciada na fé. Essa atitude de Ana só aumenta a surpresa dos pais de Jesus, que a cada dia vão tendo essa certeza de que aquele Menino é um predestinado de Deus, é o filho de Deus, mas, mesmo assim, eles não mudam nada na Sua rotina.

São nos atos corriqueiros e diários que vamos trilhando o caminho da santidade

Depois que Maria e José apresentam o Menino no templo — como prescrito pela lei de Moisés —, eles voltam para sua casa em Nazaré para continuar vivendo como uma família, igual a todas as outras; retornam para a normalidade da vida e formam o menino dentro dessa família, dentro dessa casa como qualquer outra família e casa do seu tempo.

É assim, dentro do seio de uma família, como tantas outras, que Jesus cresce e torna-se forte e cheio de sabedoria. É bonito contemplar essa naturalidade, essa simplicidade com que o Filho de Deus quis viver na terra.

Durante seus 30 anos, Jesus viveu com seus pais, foi formado nos costumes, na oração, no trabalho cotidiano como qualquer outra pessoa do seu tempo, e a vida d’Ele, juntamente com a sua família, ensina-nos que as tarefas diárias e comuns podem e devem ser santificadas.

É no cotidiano da vida que vamos nos santificando; são nos atos corriqueiros e diários que vamos trilhando o caminho da santidade.

A passagem do Evangelho que contemplamos hoje conclui dizendo que o Menino tornava-se forte, cheio de sabedoria, e que a graça de Deus estava com Ele. É o que nós pedimos, neste dia, para cada um de nós, que o Espírito Santo nos fortaleça nas nossas ações diárias, corriqueiras e comuns.

Que possamos crescer em santidade no cotidiano de nossa vida, nas ações mais simples, no nosso trabalho, que possamos crescer em santidade. Peçamos essa graça! Peçamos que a Sagrada Família de Nazaré nos ensine que a nossa família, que o nosso convívio, que a nossa casa é o ambiente favorável para crescermos em santidade.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.