22 Dec 2023

(Português do Brasil) A exemplo de Maria, preserve a humildade em seu coração

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Maria disse: ‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor’” (Lucas 1,46-50).

A Liturgia da Palavra de hoje coloca-nos diante de uma das passagens mais belas das Sagradas Escrituras: Maria completamente imersa, na alegria pelo cumprimento da esperança do seu povo, entoa, expressa esse cântico de glorificação a Deus.

Maria exulta de alegria porque o Senhor visitou a Sua vida e fez da sua humildade um instrumento pelo qual a salvação tornou-se possível a todos os homens do seu tempo, mas também dos tempos futuros. Por isso, todas as gerações proclamam Maria como a Bem-Aventurada.

Maria entoa o Magnificat em nome de toda a humanidade; do seu povo, mas também de todos os povos. Tendo como base as Sagradas Escrituras, Maria engrandece o Senhor do qual nos vem a salvação.

A salvação vem de Deus, a salvação vem do Senhor, e a alegria de Maria está justamente em ser serva, em se fazer serva de Deus, serva do Senhor, Aquela que colaborou com um projeto de salvação.

Maria louva e agradece a Deus pelos feitos que Ele realizou por meio da sua humildade

Esse cântico pode ser, justamente, considerado como a autobiografia de Maria. Ela deixa transparecer os sentimentos da sua alma. A alma de Maria se torna visível por meio desse cântico, uma alma que engrandece a Deus pelo dom da salvação.

Essas palavras, ao mesmo tempo, mostram em Maria um modelo concreto e sublime que devemos seguir, ajuda-nos também a compreender que o que atraiu a benevolência de Deus sobretudo foi a humildade do seu coração. Maria reconhece que tudo vem de Deus, que toda grandeza deve ser elevada a Ele.

Por último, esse cântico exalta o cumprimento das promessas e a fidelidade de Deus ao povo escolhido: “Deus escolheu o seu povo Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Maria, cheia de dons divinos, compreende que esses dons são uma manifestação da misericórdia de Deus ao seu povo — nós que também nos tornamos o povo de Deus —, e n’Ela Deus cumpre as suas promessas com uma generosidade grandiosa. Por isso, Maria louva e agradece a Deus pelos feitos que Ele realizou por meio da sua humildade.

Que também possamos aprender de Maria a sermos humildes e a sermos instrumentos de salvação, sermos aqueles que se colocam como servos desse Deus que realiza grandes coisas.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.