“Naquele tempo, enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Levi se levantou e o seguiu. E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos” (Marcos 2,14-15).
Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus viu Levi, diz a Palavra. Certamente, Jesus viu o que todos viam: um pecador, um cobrador de impostos, um traidor da sua gente, um colaboracionista dos Romanos, um condenado à ira de Deus, um desprezível, uma pessoa do tipo de se desviar o olhar, um perdido. Porém, Jesus viu algo a mais, que ninguém viu. Ele viu o filho de Alfeu que se tornaria o evangelista Mateus. Você sabe que ele se tornou Mateus, e o seu nome foi mudado porque a sua vida também foi mudada.
Jesus acreditou no que ninguém acreditava, Ele banqueteou-se com uma pessoa de péssima reputação. O Evangelho nos revela, então, a grandeza de Deus manifestada em Jesus Cristo.
Quando falamos da grandeza de Deus, falamos da Sua onipotência, da Sua onipresença e da Sua onisciência. Ele vê o que ninguém é capaz de ver, essa é a onipresença divina. Jesus está em todos os momentos da nossa existência.
Não há ninguém que seja irrecuperável; Jesus pode mudar tudo, Ele pode mudar a sua vida
As pessoas têm contato com partes da nossa vida, com momentos da nossa vida, e podem, muitas vezes, julgar-nos por aqueles momentos em que deixamos o pecado nos dominar, mas Cristo nos vê numa abrangência de toda a nossa vida — foi o que Ele fez com Levi. Naqueles escondidos momentos de luz que ninguém vê, Jesus nos vê; Ele revela a onipresença de Deus. E Deus está na sua vida em todos os momentos!
Transformar pecadores em santos, essa é a onipotência divina. Para Cristo, não há causa perdida, não há ninguém que seja irrecuperável, Ele pode mudar tudo. Ele pode mudar a sua vida, Ele pode mudar todas as pessoas!
Depois, a capacidade de ler o íntimo do coração humano, esta é a onisciência divina. Os homens veem as aparências, mas Deus vê o coração, esse é o nosso Cristo, esse é o Cristo que Levi encontrou e que o transformou em São Mateus. Porque o Evangelho é o poder de Deus, o Evangelho semeado nos nossos corações pode nos transformar por inteiros.
Peçamos essa graça ao Senhor, permitamos que, hoje, pela Sua Palavra, Ele nos encontre, transforme a nossa vida e faça de nós também criaturas novas.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!