10 Jan 2024

(Português do Brasil) Viva a experiência com Cristo todos os dias

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los” (Marcos 1,29-31)

Meus irmãos e minhas irmãs, estamos aqui num elemento de continuidade, porque, ontem, Jesus estava na sinagoga; agora, Ele sai da sinagoga. E quando vemos, aqui, esse relato, podemos pensar: “Meu Deus, mas bastavam algumas gotinhas daquele remédio para levar embora essa febre! Bastava aquele comprimido para acabar com essa febre. Por que um milagre assim tão insignificante (aparentemente) Jesus o realiza?”

Olha que, no Evangelho que ouvimos hoje, que é o Evangelho de Marcos, é o primeiro sinal que Jesus realiza: uma febre. Vamos olhar o que acontece: como disse, Jesus está saindo da sinagoga e entra na casa de Pedro.

Deixar um lugar fala sempre de uma maturidade — você abandonar um determinado lugar. Porque o ser humano passa a sua vida deixando as fases e as etapas para entrar em outra. A nossa vida é sempre assim, é feita de rupturas.

Jesus não está apenas no local de culto, que é a sinagoga, Ele também está na casa, na cotidianidade, acompanhando os nossos dias, acompanhando os nossos passos. O segredo é encontrá-Lo e levá-Lo conosco para a casa, ou seja, quando vamos aos lugares de culto, a um santuário, uma basílica, uma igreja, um centro de evangelização — como aqui na Canção Nova ou em tantos lugares —, fazemos uma experiência, mas não deixamos Cristo lá, porque aquela experiência precisa ser vivida todos os dias; nós O levamos para casa, e Cristo está conosco todos os dias.

Que, ao fazermos uma experiência com Cristo nos nossos locais de culto, nós O levemos para casa

A casa de Pedro é muito significativa, porque, certamente, era o lugar em que a comunidade se reunia para poder fazer as suas orações. Justamente, a palavra “igreja” não significa prédio ou construção; a palavra “igreja” significa assembleia, reunião.

A sogra de Pedro tinha uma febre; certamente, as coisas estavam muito quentes naquela casa. Talvez aquela mulher estivesse somatizando algo muito mais grave, porque você sabe que a febre é só um sintoma, a ponta do iceberg de algo mais profundo. Quando olhamos essa realidade, quantas pessoas estão adoecendo dentro de casa por causa de conflitos, agressões psicológicas, verbais e até mesmo agressões físicas.

Quantas mulheres, homens também, crianças, estão dentro dos seus lares passando por essa dura realidade, por causa de abusos e violência de outras pessoas. Quanta febre indicando problemas mais profundos e mais sérios que precisam ser olhados e enfrentados!

Febre que paralisa, e tudo gira em torno disso; e porque aquelas pessoas começaram a se preocupar com aquela mulher, tudo girava em torno dela. Muitas pessoas, em momentos assim, vitimizam-se e colocam todos os demais da casa como reféns de uma doença ou de uma realidade.

Tem muita gente doente dentro da Igreja, precisando desse toque de Jesus, precisando dessa graça do Senhor, e é isso que pedimos a Ele hoje! Que ao fazermos uma experiência com Ele, nos nossos locais de culto, O levemos para a casa, e Ele, ao entrar na nossa casa, cure-nos, liberte-nos de todo comodismo e paralisia.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.