03 Jan 2024

(Português do Brasil) Viva a experiência do encontro pessoal com Jesus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel’. E João deu testemunho, dizendo: ‘Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele’” (João 1,29-32).

Meus irmãos e minhas irmãs, parece que, agora, João é consciente de quem está se aproximando dele: Jesus Cristo, o Messias.

Você se recorda de que, quando João tinha seis meses de idade, Jesus, na barriga de Sua Mãe, tinha ido ao seu encontro também. E para os ideólogos do aborto, este não seria um encontro, porque não consideram o feto como uma pessoa. É importante recebermos também do Evangelho essas luzes que nos guiam até mesmo nos tempos de hoje.

Houve um encontro, e mais um encontro: aquele que havia acontecido há mais de 30 anos, agora se repete. Voltando aqui, para o nosso mundo real, Jesus vai ao encontro de João novamente. E o que Ele faz? Um anúncio contundente: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Jesus foi ao encontro do Batista. Como Jesus fez com o Batista, Ele quer fazer com cada um de nós

Na primeira ocasião, João não tinha condições de falar, porque era uma criança de seis meses, mas, agora, chama atenção o que ele diz logo em seguida: “Eu não o conhecia…”.  Meu Deus, que revelação!

Ninguém será capaz de conhecer Deus de uma única vez e de um modo pleno. O conhecimento de Deus é um caminho na direção desse mistério. Veja, João Batista, com tudo que havia experimentado de Jesus, diz não O conhecer. Coitados daqueles que pensam que Deus é um conjunto de respostas pré-fabricadas! Ele não é uma “decoreba” de conceitos e de doutrina.

Deus é uma pessoa e a catequese tem o seu lugar na Igreja, mas ela vem logo depois da experiência do encontro. A catequese não vem antes do encontro pessoal com Cristo. Primeiro, nós O encontramos, maravilhamo-nos com Ele; depois, pouco a pouco, vamos tomando conhecimento do seu estilo de vida, os seus valores, aquilo que, de fato, é ser de Jesus.

Lembremos que a Doutrina cristã é sempre indicativa, porque ela precisa apontar o Cristo, ela indica onde está o Cristo; ela nunca é impositiva, é sempre indicativa. Deus, primeiro, quer ser encontrado; e se Ele, que é Deus, vem ao nosso encontro, precisamos ir ao encontro d’Ele.

Jesus foi ao encontro do Batista. Como Jesus fez com o Batista, Ele quer fazer com cada um de nós! Precisamos encontrar o Senhor e nos deixar ser encontrados por Ele, para que, entrando na nossa vida, de fato, Ele seja o Cordeiro de Deus que tira o nosso pecado, que nos tira das trevas e transporta-nos para o Reino da Sua luz admirável.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.