29 Oct 2023

(Português do Brasil) Revele ao próximo o amor que Deus manifesta a todos nós

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’” (Mateus 22,36-39).

Os fariseus eram um grupo de pessoas muito influentes no tempo de Jesus; além de influentes, eram muito rigorosos e sistemáticos no cumprimento das prescrições das Leis de Deus. Surpreendidos pela resposta de Jesus — que fez calar alguns saduceus —, os fariseus tentaram colocar o Senhor à prova com uma pergunta muito delicada.

Por serem muito minuciosos no cumprimento da Lei, em seus mínimos detalhes, os fariseus chegaram a estabelecer uma lista de 613 mandamentos. Olha a quantidade de mandamentos, leis, regras que foram criadas por serem minuciosos! E, diante de tantos preceitos, que tornava muito difícil, inclusive, até lembrar de todos esses mandamentos, o grande dilema era saber qual era o maior de todos eles.  E a resposta de Jesus — quando perguntam isso para Ele — é surpreendente, mas muito precisa.

Primeiro, Jesus cita um texto do Antigo Testamento, que faz parte da oração, o “Shemá Israel” (Ouça Israel), contido no Livro do Deuteronômio. Jesus vai dizer: “Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”. (cf. Dt 6,4-5 ) E, depois, Jesus cita o Livro do Levítico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (cf. Lv 19,18)

Somos chamados a também manifestar o amor que Deus revelou a nós

Então, Jesus resume todos aqueles preceitos, todas aquelas leis em duas: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Jesus apresenta esses dois mandamentos, que estavam como que perdidos no meio de tantos outros, para nos dizer que o amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis e complementares. Esses dois mandamentos são o fundamento de todos os demais preceitos!

O amor a Deus está sempre em primeiro lugar, porque amar a Deus é uma correspondência do amor que Ele derramou sobre nós. Deus nos amou por primeiro e, uma vez que somos amados por Ele, retribuímos esse amor em gratidão a esse Deus que nos amou.

Porém, só conseguiremos amar o próximo, amando a Deus. Porque como vamos amar a Deus se não amamos o nosso irmão que vemos ao nosso lado? Por isso esses dois mandamentos caminham juntos, são complementares e são o fundamento de toda a Lei: amar a Deus e ao próximo.

O Senhor, hoje, nos ensina que precisamos amar a Deus, mas também precisamos amar o nosso irmão que está ao nosso lado. Precisamos ver em nosso irmão, de fato, um irmão, um filho de Deus, alguém a quem somos chamados a também manifestar e revelar o amor que Ele revelou a nós.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.