10 Mar 2023

(Português do Brasil) A sua vida é um dom precioso do Senhor

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: “Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro’” (Mateus 21, 33).

Meus irmãos e minhas irmãs, a vida é um dom precioso confiado a cada um de nós. Nós recebemos esta dádiva de Deus, este presente do Senhor. Você, que está ouvindo essa homilia, pode constatar no seu coração, e diga comigo: “A minha vida é um dom de Deus”. Nós somos um dom precioso do Senhor! 

E essa parábola Nosso Senhor dirige aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, porque eram grupos que rejeitavam completamente a Jesus, rejeitavam a vida de Jesus. E é importante destacar aqui: não podemos rejeitar esse dom — que é a nossa vida —, e o dom precioso da vida de Jesus.

A parábola nos mostra as diversas ações de Deus em prol da humanidade: plantou uma vinha — “Antes que tu te formaste no ventre da tua mãe, eu já te conhecia”. Deus deu a cada um de nós o dom da vida. Por isso, a Igreja jamais vai tolerar o aborto, a eutanásia e os abusos.

Recentemente, a CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, inclusive emitiu uma nota contra as atuais medidas que visavam a flexibilização do aborto. A Igreja nunca vai compactuar com isso. Nós, cristãos, jamais vamos aceitar que leis favoreçam a morte. O dom da vida é uma atributo exclusivo do Criador, até aquela vida que é fruto de um estupro, ela também recebe do Criador uma alma, e ela é um dom que precisa ser preservado e guardado. Tudo o que faz mal à vida precisa ser evitado.

Nós somos filhos livres, capazes de boas escolhas e de construir, junto com Deus, uma vida plena e digna

Depois, o Evangelho diz que, além de plantar essa vinha, colocou uma cerca em volta dela. O termo aqui usado em grego é “fragmos”, que quer dizer, “aquilo que separa”, e não é uma tirania de Deus, como se Deus sufocasse a liberdade humana, mas, pelo contrário, é a expressão do cuidado de Deus, da proteção de Deus. Quando nós vemos, por exemplo, os mandamentos de Deus, esses não são para tirar a liberdade do ser humano, não é para sufocar a vivência humana, mas é, justamente, para proteger a vida humana, para levar todos os filhos a uma vida plena e digna. 

Existem coisas na nossa vida que têm limites e que nós não podemos ultrapassar. Quando a humanidade ultrapassou os certos limites, ela se viu fragmentada. Basta pensar nos horrores de uma guerra, nas manipulações genéticas, no uso indevido de embriões, o modismo das cirurgias estéticas etc. Quando a humanidade ultrapassou esses limites, nós colhemos consequências muito duras. Crie seu filho sem limites e você vai ver o resultado. Coitadas das professoras, das catequistas, dos policiais que, muitas vezes, têm que impor limites, têm que fazer valer também a boa conduta e, muitas vezes, são mal interpretados, mal pagos e criticados. 

Essa Palavra de Deus mexe com cada um de nós. Depois, finalmente, ele arrendou a vinha, ou seja, Deus trabalha com a participação, com a corresponsabilidade, com a nossa cooperação. Nós não somos marionetes, nós somos filhos livres, capazes de boas escolhas e de construir, junto com Deus, uma vida plena e digna.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.