Os discípulos e o perigo da soberba dentro da comunidade
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?”. Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade eu vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus”. (Mateus 18,1-5.10.12-14)
Meus irmãos e minhas irmãs, que bom reencontrá-los aqui no canal da nossa homilia. Minha saudação a todos que em tantos lugares do nosso Brasil e além nos acompanham, sobretudo a TV Canção Nova de Portugal.
Os discípulos e o desejo pela grandeza
Os discípulos querem saber quem é o maior no Reino dos Céus. O termo adotado aqui é o megás. No nosso português, nós encontramos palavras derivadas disso, como megalomania e tantas outras palavras. Mas vamos tomar esta palavra que se tornou uma doença espiritual presente em nossos contextos eclesiais. Não tenho propriedade para falar do ponto de vista da ciência sobre esse transtorno psiquiátrico de personalidade. Mas daquilo que é conhecimento geral, nós podemos elencar algumas manifestações desse transtorno no nosso contexto religioso.
A busca que afasta a realidade
A pessoa que sofre o transtorno da megalomania tem delírio de grandeza. Ela pensa ter talentos únicos que ninguém mais possui e dá a tais talentos uma importância exagerada. A pessoa tem uma autoestima elevadíssima, tem de si uma imagem idealizada, tornando-se incapaz de reconhecer os próprios erros e culpando os outros pelas falhas e problemas que acontecem.
A pessoa que sofre desta enfermidade tem uma busca incessante por poder e dominação. Usa-se do poder para que a pessoa seja temida por todos os outros e não haja espaço para o outro se expressar. Nesse aspecto, surgem diversas formas de autoritarismo, abuso de poder, assédio moral e até mesmo assédio sexual. A pessoa perde o contato com a realidade. Para manter-se no poder, são criadas diversas mentiras, onde a pessoa passa a acreditar piamente nessas mentiras como se fossem verdades. Bom, a situação é grave.
A pequenez como caminho para Santidade
Eu fiz questão de elencar essas realidades porque isso pode causar um dano terrível nos nossos contextos de comunidade. Por isso Jesus toma uma criança e a coloca no meio deles, para que, em todos os tempos da Igreja, a humildade e a pequenez fossem valores soberanos a serem buscados e vivenciados como virtudes fundamentais para uma comunidade. Por isso, peçamos, por intercessão de Santa Clara, um coração despojado e livre para amar e servir as pessoas.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!



