O martírio como selo da fé: O exemplo de São Paulo Miki e seus companheiros
Todo batizado é chamado a viver o martírio. E, hoje, nós vamos ver um pouquinho daquilo que Deus fez na vida de São Paulo Miki e seus companheiros mártires japoneses que testemunharam sua fé até a morte.
A coragem de João Batista e a força do testemunho cristão
O Evangelho de São Marcos 6,14-29 vai nos dizer justamente dessa realidade: a coragem de João Batista e dos mártires de Cristo. O texto narra a execução de São João Batista por ordem de Herodes.
Fidelidade a Deus diante das perseguições do mundo moderno
Na nossa vida, meus irmãos, vamos encontrar muitos Herodes que querem, de alguma forma, nos prejudicar e colocar em xeque a nossa salvação e a nossa fé.
Por isso a fidelidade à verdade do Evangelho, mesmo da perseguição e da morte, deve nos levar a uma confiança total em nosso Senhor.
Por isso o Evangelho de hoje nos apresenta uma cena dura, não é? Preparar os caminhos do Senhor, não nas seguranças humanas, mas confiando que Deus enviará sobre nós os Seus anjos, Deus enviará sobre nós o Espírito Santo, para que possamos aguentar firmes até a morte.
O legado de São Paulo Miki: “Não há salvação fora de Jesus Cristo”
Assim, meus irmãos, a Igreja celebra São Paulo Miki e seus companheiros. Eles são do século XVI, são irmãos, leigos, sacerdotes, jesuítas e franciscanos.
Foram crucificados em Nagasaki por proclamarem sua fé em Jesus Cristo. Entre eles estava Paulo Miki, jesuíta japonês, que pregou até o último instante dizendo: “Não há caminho para a salvação senão em Jesus Cristo”.
Esses mártires, como João Batista, não se envergonharam do Evangelho nem se deixaram intimidar pelos poderes dos homens; preferiram a morte à infidelidade.
Eu e você estamos preparados para, publicamente, também dizer que somos de Cristo, mesmo que nós tenhamos que entregar nossa própria vida? São Paulo Miki continuou dizendo: “Jesus é o Senhor, Jesus é o Salvador”. Por isso ele foi morto.
Que o Senhor nos ajude, pela intercessão destes santos mártires, a testemunharmos a nossa fé sem desanimar e a sermos fiéis à graça de Deus.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



