A lição de São Tiago
Festa de São Tiago, apóstolo. Prestemos atenção àquilo que este apóstolo quer nos oferecer para também sermos fecundos em nossa vida espiritual, na nossa intimidade com Deus, e vivermos uma conversão sincera e profunda.
Ela falou com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem no teu reino, um a tua direita e a outro a tua esquerda”. Jesus não respondeu de forma severa, mas disse: “Não sabeis os que estais pedindo. Por acaso, podeis beber o cálice que eu vou beber?” (Mateus 20,20-28)
Esse final do Evangelho “podeis beber o cálice que eu vou beber?” é o que nos mostra a profundidade dessa festa de hoje. Celebramos um dos apóstolos mais próximos de Jesus. Ele, juntamente com Pedro e João, testemunhou momentos da vida de Jesus, como a transfiguração e a agonia no Getsêmani. Momentos importantes da vida do Senhor.
A inversão de Jesus: a grandeza no serviço
E por isso, no Evangelho de hoje, nós vemos Tiago e João, no meio de sua mãe, que pedia lugares de destaque no reino dos céus para seus filhos. Quantas vezes queremos lugares de destaque dentro da vida cristã!
Jesus, com paciência, não repreende diretamente o desejo, mas o purifica. Olha o que Ele fala: “Quem quiser tornar-se grande, seja o vosso servo. Quem quiser ser o primeiro, seja o vosso escravo”. O que nós queremos buscar muitas vezes? Queremos ser senhores, queremos estar acima das pessoas. Isso é um grande mal que toca muitos corações cristãos.
De um pedido à entrega da vida
Por isso, meus irmãos, Jesus pergunta: “Podeis beber o cálice que eu vou beber?” Tiago, na sua inocência, disse: “Podemos”. Mais tarde, ele provaria a sinceridade dessa resposta, entregando a sua vida pelo Evangelho. Segundo o Ato dos Apóstolos, ele foi o primeiro dos doze a sofrer o martírio. Ele não apenas falou de Cristo, mas deu a sua vida por Ele.
Somos chamados, meus irmãos, a não falar somente de Cristo, mas dar a nossa vida por Ele, mesmo que seja derramar o nosso sangue em favor do Reino dos Céus.
Que o Senhor nos ajude e que São Tiago interceda por cada um de nós.
Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!