Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer paz à terra, não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão seus próprios familiares” (Mateus 10,34-11,1).
Discipulado e conflito
Amados irmãos e irmãs, o trecho de Mateus 10,34; 11,1 faz parte do discurso missionário de Jesus e nos oferece uma reflexão profunda sobre o preço do discipulado e as divisões que o segmento de Cristo pode gerar, bem como a confiança na missão que Ele confia aos Seus discípulos.
A natureza inesperada da missão de Jesus
No versículo 34, olha que interessante: “Não penseis que vim trazer a paz à terra, não vim trazer a paz, mas a espada”. A missão de Jesus não é simplesmente de conforto ou aceitação fácil, mas de provocar um confronto entre a verdade do Evangelho e a resistência do mundo.
É isso que o Evangelho quer nos trazer com esse versículo, ou seja, não é algo fácil seguir Jesus, não é confortante, porque a verdade do Evangelho é conflitante com aquilo que o mundo nos oferece.
A espada como símbolo de divisão
A espada simboliza a divisão gerada pela escolha radical por Cristo, ou seja, de quem escolhe seguir Cristo e aqueles que O rejeitam.
Você vai ser aplaudido, mas você também vai ser rejeitado. Você vai ser acolhido, mas você vai ser hostilizado.
Você vai ser bem visto, mas você vai ser caluniado. Por isso, meus irmãos, o Evangelho pode gerar um verdadeiro conflito não porque Cristo quer a violência, mas porque Ele desafia as estruturas do pecado e da injustiça.
As divisões familiares e a prioridade de Cristo
E qual é a radicalidade do discipulado? Está lá no versículo 35 e 37 onde Jesus fala sobre as divisões dentro da própria família. O que, à primeira vista, pode parecer contraditório ao seu chamado, à paz e à unidade. Mas termino dizendo que o discipulado existe para priorizar a relação com Cristo acima de todos os outros laços, até mesmo os familiares.
Olha como é difícil seguir Cristo! Como é que eu vou deixar de amar os meus familiares por amor a Cristo? Esse convite à radicalidade do amor a Cristo questiona onde estão as nossas prioridades.
A exigência de entrega total no discipulado
A fé em Jesus exige entrega total, compromisso e fidelidade.
Que Deus o ajude a não renunciar a Cristo por qualquer coisa, pois Ele deve ser o centro da nossa vida.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!