14 May 2025

A fila anda

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Vós sois os meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo que eu vi de meu Pai. Não fostes vós que me escolheis, mas fui eu que vos escolhi” (João 15,9-17).

Esteja em seu devido lugar

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje 14 de maio, é dia de São Matias, apóstolo. Você já deve ter ouvido aquela expressão secular, “a fila anda” né?!

Para quem é de Portugal, aqui no Brasil, nós costumamos dizer que “a fila anda”, quando você está esperando no banco para ser atendido ou no supermercado, e chega a vez de uma outra pessoa. Ou ainda no fim de um relacionamento entre duas pessoas, onde uma delas deixa o amor antigo e vai procurar um outro amor.

Bem, isso é o que Jesus não quer para nenhum de nós. Ele não quer que outra pessoa ocupe o nosso lugar. Ele quer que cada um de nós esteja no seu devido lugar. Se você está casado, seja fiel até o fim. Se você é sacerdote, seja fiel aos seus compromissos até o fim. Se você se consagrou a Deus, honre os seus votos.

Jesus diz no Evangelho de hoje: “Permanecei no meu amor”. Se ficarmos fiéis ao nosso chamado, a nossa alegria será completa. Será plena!

Jesus tratou Judas como um amigo. Jesus tinha amor por ele, Jesus confiava nele.

Judas era um cleptomaníaco, um vício de roubar as coisas. E, mesmo assim, Jesus colocou Judas no cargo para administrar a bolsa das finanças.

O drama é que, mesmo tendo sido escolhido por Deus para uma situação tão bela, Judas traiu o seu mestre e enveredou-se por outro caminho.

Entregou Jesus às autoridades, expôs toda a comunidade dos discípulos, ao perigo do Império Romano, mentiu, apoderou-se de algumas moedas para tirar Jesus de cena.

No seu lugar, a comunidade teve que escolher um outro nome, Matias, que é o apóstolo que nós celebramos hoje.

Um homem que esteve sempre junto do grupo dos discípulos. E que ficou sempre fiel à comunidade.

Jesus não quer que nenhum dos seus se perca, mas é inevitável que haja escândalos, sobretudo num ministério no segmento de Jesus.

Que nós não sejamos levados pela ganância do ter e do poder, e não percamos assim a nossa vocação dentro da Igreja.

Que, no nosso caso, a fila não ande, mas que cada um permaneça no seu lugar servindo a Jesus Cristo.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.