17 May 2025

Deus já se revelou a mim

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Se vós me conhecêsseis, conhecerias também o meu Pai, desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta”. Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. E como é que tu dizes, mostra-nos o Pai?” (João 14,7-14)

Porta-voz

Meus irmãos e minhas irmãs, chega um momento na nossa vida em que nós nos damos conta de que a coisa que nós mais procurávamos estava bem diante dos nossos olhos. Nós dizemos, na linguagem popular, “caiu a ficha”, o que quer dizer, finalmente, que nós enxergamos aquilo que nós esperávamos ver ou talvez não esperávamos ver.

O apóstolo Filipe, hoje, é o nosso porta-voz. Nele, estão presentes os nossos anseios em ver a glória de Deus, o rosto do Pai finalmente, esperado por todo o Antigo Testamento, pelos profetas e, agora, revelado a nós em Jesus Cristo.

Tudo estava diante dos olhos de Filipe. Ele precisava retirar de si aquela ansiedade maléfica que nos rouba o momento presente e as suas graças, e nos coloca numa agitação por algo que queremos tanto, mas que só enxergamos do jeito que nós imaginamos.

Aquela ansiedade de não viver bem o tempo presente e sempre se colocar na dinâmica do depois, do amanhã. Devemos resgatar a capacidade de viver com totalidade cada instante da nossa vida. Existe, em cada momento do nosso dia, uma revelação de Deus, do Seu rosto, do Seu coração.

Nós podemos ver Deus todos os dias, nós podemos contemplá-Lo, porque Deus fala conosco nos fatos, Ele mostra o Seu rosto até mesmo nas situações mais difíceis da nossa vida.

A visibilidade é constitutiva, por exemplo, dos sacramentos. Estes são sinais visíveis de uma graça invisível. Por exemplo, quando você enxerga pão e vinho, na Eucaristia, recorde-se que aquela visibilidade demonstra o amor de Deus no Seu filho Jesus, que se dá a nós como alimento diário. Contemple a grandeza de Deus na simplicidade das matérias, do pão e do vinho.

A Eucaristia é para nós um aprendizado da experiência de Deus, da visibilidade do nosso Deus.

Que este encontro baste para preencher a sede da nossa alma.

Eu convido você, hoje, a dizer para o seu coração: Isso me basta! Eu não preciso de mais nada.

Deus já se revelou a mim. Deus já me mostrou o Seu rosto de amor, e esse rosto nós devemos ver para crer definitivamente que o Senhor está ao nosso lado sempre, Ele caminha conosco.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.