23 Sep 2024

Deus em primeiro lugar

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá torna-se conhecido e claramente manifesto”. (Lucas 816-17)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, a Igreja celebra a memória de São Padre Pio. No Evangelho de hoje, Jesus nos conta outra parábola: A parábola da lâmpada. Como é importante, saber que lugar nós devemos dar às coisas da nossa vida, especialmente àquelas coisas que têm maior valor, que são especiais.

Uma coisa boa colocada no lugar errado poderia nos levar a perder coisas preciosas. A lâmpada tem sentido se está coberta com uma vasilha ou, como diz o Evangelho, debaixo da cama? Claro que não! A luz deve estar no candeeiro, como diz o texto.

Brilhar para o mundo: a santidade

Os dois vocábulos até ajudam nessa lógica trazida por Jesus. Lychnos e lichnía, vela e castiçal, no texto original. Ou seja cada coisa tem que estar no seu devido lugar, cada coisa deve ocupar o seu lugar justo na nossa vida. Por isso não ponha o seu trabalho acima de Deus e da sua família. Não ponha pessoas acima de Deus. Não ponha coisas acima de Deus. Cada coisa no seu devido lugar.

São Padre Pio foi uma luz no lugar certo. Memoria que celebramos hoje desse santo tão querido. Ele até tentou, por algumas vezes, esconder o Cristo que brilhava dentro dele. Padre Pio também teve uns embates com o seu eu. Mas Deus não deixou de expor Padre Pio ao povo que enxergava nele a pessoa de Jesus. Padre Pio teve que se assumir como luz para muitas pessoas. E daquelas montanhas, de San Giovanni Rotondo, brilhou para o mundo a santidade daquele frade que soube colocar Deus no lugar certo em sua vida em primeiro lugar.

Quantas obras surgiram daquela luz de Cristo em Padre Pio! O que Deus poderá fazer em mim e em você se nós O colocarmos no lugar correto em nossa vida?

Então, Deus em primeiro lugar na nossa vida, para que tudo ocupe o seu devido lugar.

Por intercessão de São Padre Pio, desça sobre todos vós a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.