06 Sep 2024

Embriaguez espiritual: somos odres novos

“Naquele tempo, Jesus contou-lhes ainda uma parábola. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque senão o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama e os odres se perdem. Vinho novo deve ser posto em odres novos” (Lc 5,37-38).

Meus irmãos e minhas irmãs, vocês vão se recordar que, na passagem do evento de Pentecostes, o livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, disse que os discípulos estavam cheios de vinho novo – a tradução é assim – ou o vinho doce, o vinho recente.

O termo gleukos, bebida embriagante, era um estimulante também do apetite, para abrir o apetite. Nós temos essa palavra traduzida no português, que é a glicose, um carboidrato com a função de nos dar muita energia. Por que eu estou falando isso? Porque os discípulos já haviam se tornado odres novos, ou seja, eles já tinham restaurado seus corações, o recipiente para graça de Deus agir, a energia do Espírito Santo, a força do alto.

O que aquelas pessoas testemunharam no evento de Pentecostes, na verdade, foi uma profecia que se cumpriu, hoje, pelos lábios do Senhor: ninguém põe vinho novo em odres velhos; vinho novo deve ser posto em odres novos. O odre velho era o nosso coração antes de encontrar o Cristo, antes de conhecer a Sua Palavra, o Seu amor, os Seus ensinamentos, os Seus mandamentos. Agora que nós O aceitamos na nossa vida, nós nos tornamos, como os discípulos, odres novos, cheios do vinho novo do Espírito Santo, cheios da graça do Senhor, para levar ao mundo o testemunho do poder de Deus.

Por isso é uma advertência que o Senhor faz para nós: controle a Sua glicose, mas embriague-se do Espírito Santo. Peça, todos os dias, o Dom da Fortaleza, o Dom da Ciência, do entendimento da sabedoria, do temor de Deus, para que as Suas ações sejam guiadas por essa vida nova. Repito: os nossos corações se tornaram morada de Deus, tornaram-se odres, portadores do vinho novo da graça de Deus. Nós não podemos colocar esse vinho novo, essa graça maravilhosa, num coração velho. Numa vida velha, atitudes velhas. Não! Esta vida nova pede atitudes novas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus, Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.