27 Aug 2024

A Santidade é um dom de Deus e não uma fabricação humana

“Naquele tempo, disse Jesus: “Guias cegos! Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego, limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”. (Mt 23,23-26)

Celebramos hoje a memória de Santa Mônica, que intercedeu constantemente por seu filho Agostinho, a quem celebraremos amanhã. Que ela também interceda por nós e por nossa capacidade de perseverar em Deus.

O Evangelho que escutamos hoje: “Vós limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Limpa primeiro o copo por dentro”, esta exortação do Evangelho nos diz que a santidade não é uma realidade fabricada por nós. Recebemos a santidade de Deus como graça e devemos pedir a Ele, a cada dia, a graça da santidade para não nos tornarmos os sujeitos da santidade: “Eu fabrico, eu gero, eu faço, é a minha ascese que define a santidade”.

Na verdade, a mística é a iniciativa de Deus a meu respeito, que define minha vida de correspondência e resposta a esse amor primeiro de Deus. Isso é santidade. A partir dessa resposta, mudamos nosso comportamento, nossas atitudes, mudamos nosso interior e isso se reflete em nosso exterior, posteriormente, na vida com os irmãos.

A intercessão constante 

Que o Senhor nos conceda esta graça de viver a verdadeira santidade, tão querida por Santa Mônica para seu filho, por quem ela tanto intercedeu, pedindo a Deus a graça da conversão. Foi este caminho de conversão que gerou a santidade. Portanto, o sujeito é Deus, a parte de Deus.

Convido você, mãe, pai, a não desistir de seus filhos, a não desistir daquele que está longe de Deus, a não desistir daquele que não tem mais uma vida de oração, a não desistir daquele que se diz ateu.

Que sua oração alcance o coração de Deus, pois é ela que contribuirá para que um dia, no momento derradeiro, essa pessoa tenha um encontro pessoal com Jesus e volte para uma vida de comunhão com Deus, sabendo que, assim como ela não fabrica a santidade, você também não a fabrica. A santidade é corresponder à iniciativa do amor de Deus por nós.

Sobre você, desça e permaneça a benção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.