23 May 2024

O caminho para a Salvação da alma é cortar o mal pela raiz

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a tua mão te leva a pecar, corta-a, é melhor entrar na vida sem uma das mãos do que tendo as duas ir para o inferno. Se teu pé te leva a pecar, corta-o, é melhor entrar na vida sem um dos pés do que tendo os dois ser jogado no inferno. Se o teu olho te leva a pecar, arranca-o, é melhor entrar no reino de Deus com um só olho do que tendo os dois ser jogado no inferno.” (Mc 9,41-50).

Palavra dura, meus irmãos, radicalidade em cortar aquilo que nos faz mal. Essa é a mensagem do Evangelho de hoje que Jesus nos apresenta. Mão, pé e olho. Isso diz de coisas da nossa realidade. Ser escândalo a si mesmo. Todos nós, com nossas escolhas erradas, podemos ser um escândalo para nós mesmos. Você sabe que a palavra escândalo, do grego, quer dizer uma pedra de tropeço, uma armadilha. E nós podemos ser um escândalo para nós mesmos. Podemos colocar esses obstáculos na nossa caminhada e tropeçar em nossas próprias armadilhas postas com as nossas ações e escolhas erradas.

A minha mãe sempre dizia uma coisa para mim e para os meus irmãos: “Aprontem, depois vocês vão chorar na cama, que é um lugar quente”. Minha mãe dizia assim. É um ditado popular para falar das consequências dos nossos atos, das nossas escolhas.

A radicalidade contra o mal é necessária para a Salvação

A mão, aqui no Evangelho, é figura da posse, do poder, da ganância. E quantas vezes nós a usamos para o objetivo de um sucesso mundano? Quantas vezes nós assinamos certas coisas que prejudicam a vida das outras pessoas? Quantas vezes digitamos certas mensagens e postamos certas coisas que ferem os nossos irmãos?

Depois, os pés que representam os meios para realizar certos atos. O caminho que, às vezes, trilhamos para conseguir certas coisas. Os meios imorais, corruptos, viciantes e mundanos que, muitas vezes, nós escolhemos para alcançar certas coisas.

Por fim, o olho, que é o que nos move. O olho é o coração. O olho faz mover o pé e a mão. São as intenções escondidas dentro de nós. São as más intenções que só depois produzirão os frutos da carne e não os frutos do Espírito.

O fato: é preciso cortar todo esse mal radicalmente em vista da salvação das nossas almas. Se alguma situação como essa lhe levar a pecar, rompa, corte.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.