07 Feb 2022

Você tem a possibilidade de tocar nas vestes de Jesus

“Naquele tempo, logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados” (Marcos 6,54-56).

As pessoas reconhecem Jesus — diz a Palavra — imediatamente. Enquanto os discípulos, enquanto nós temos o coração endurecido, enquanto os discípulos tinham dificuldade de reconhecerem Jesus, o Messias (basta ver aquele episódio da tempestade acalmada, quando os discípulos pensavam que Jesus, ao caminhar ao encontro deles, era um fantasma), veja, a dificuldade quando o coração endurece. Mas essas pessoas reconhecem Jesus imediatamente, porque, no coração, só existe o desejo de encontrá-Lo, só existe o desejo de serem tocadas por Ele.

Essas pessoas querem experimentar Jesus. Reconhecer Jesus tem como reação imediata apresentar diante d’Ele os males. Essas pessoas, quando reconhecem o Senhor imediatamente, apresentam todas as suas realidades, diz a Palavra: “colocavam os doentes nas praças diante de Jesus, pedindo que Ele os tocasse”.

Quando nós reconhecemos Jesus, temos a necessidade de falar do nosso coração para Ele, de abrir o nosso coração e dizer tudo aquilo que nos aflige, porque nós sabemos que no Senhor podemos encontrar consolo.

Tocar nas vestes de Jesus é tocar nas graças de Deus

O povo quer tocar as Suas vestes, aquela parte do manto onde, na concepção judaica, era o lugar de onde se emanavam as graças de Deus, de onde se emanavam as bênçãos de Deus. Então, essas pessoas têm consciência de que tocar nas vestes de Jesus é tocar nas graças de Deus.

Podemos fazer isso! Que coisa linda! Hoje, temos a possibilidade de tocar nas vestes de Jesus, mas como é isso, padre? Através dos sacramentos; pois eles são os sinais visíveis da graça de Deus para nós! Podemos tocar Jesus quando recebemos a Eucaristia; podemos tocar Jesus quando confessamos os nossos pecados; podemos tocar em Jesus quando recebemos a unção para restituir a nossa saúde física e espiritual, ou seja, está aí diante de nós a possibilidade que aquelas pessoas tanto queriam: tocar Jesus. Podemos experimentar isso!

Depois, as vestes de que fala a Palavra de Deus, a veste é a santidade; a santidade em Jesus, o puro por excelência, era aquela força de atração. Recebemos também vestes de santidade no nosso batismo e, a partir do nosso batismo, nós somos comprometidos a conservar essas vestes de santidade, para que as pessoas, ao verem também essa santidade em nós, queiram tocar Jesus, a partir da nossa pessoa, a partir do nosso testemunho. É um comprometimento de todos nós: manter a pureza do nosso coração, as vestes da santidade, para que o povo de Deus reconheça também em nós a presença de Jesus.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.