02 Apr 2022

Você é chamado a testemunhar Jesus Cristo

“Os guardas responderam: ‘Ninguém jamais falou como este homem’. Então os fariseus disseram-lhes: ‘Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!’” (João 7,46-49).

Ao meditar esse trecho do Evangelho que acabei de ler, fiquei pensando sobre a lealdade desses guardas, os guardas do templo. Porque esses homens, certamente, ouviram muitas pessoas no templo, eles ouviram muitos dizendo que era o Messias, ouviram muitos dizendo que eram profetas enviados de Deus. Certamente, esses guardas que estavam constantemente no templo viram muita coisa, certamente eles sabiam muito bem identificar os enganadores, os falsos, aqueles que eram charlatões, que enganavam o povo.

Esses guardas tinham um olhar, uma atenção muito refinada para esse tipo de gente que frequentava o templo. Mas, veja bem, eu meditava: “Os guardas responderam: ‘Ninguém jamais falou como este homem’”, ou seja, de tudo que eles viram, Jesus era algo incomparável e, imediatamente, os fariseus disseram: “Vós vos deixastes enganar?”, pelo contrário, os guardas tiveram certamente um encontro com a pessoa de Jesus, eles foram tocados de um jeito que nenhum outro tinha feito antes. Como eu disse: muitos passaram por ali dizendo que eram enviados de Deus, mas foram esses guardas que experimentaram em Jesus uma forma totalmente nova de falar do Reino de Deus.

A pessoa de Jesus certamente ficou gravada no coração daqueles guardas, e como eu disse no início: tocou-me muito a lealdade desses guardas com o testemunho da verdade, a lealdade desses guardas com aquilo que lhes era próprio, ou seja, testemunhar um fato, um acontecimento, e eles disseram: “Ninguém nunca falou como este homem”.

Não tenha medo de testemunhar o que Jesus Cristo fez na sua vida

Agora, isso nos chama atenção porque também nós somos chamados a testemunhar Jesus Cristo. Tenho certeza que Jesus entrou na sua vida, fez algo em você e em mim que nunca experimentamos antes, certamente realidades totalmente novas que provocaram dentro de nós um encanto, um amor, uma sedução que nos arrastou, de fato, para o seguimento de Jesus.

Faça memória disso hoje, mas, também fazendo memória, seja leal a isso que você experimentou. Como? Testemunhado no seu trabalho na sua família, com as pessoas que você convive. Não tenha medo de testemunhar o que Jesus Cristo fez na sua vida, mesmo que você seja um no meio de cinquenta, de cem ou de mil que digam o contrário, mas não deixe que essa voz se cale dentro do seu coração. Porque o perigo — e aqui está, muitas vezes, as tentações que nós vivenciamos — é de surgirem aqueles que buscam roubar essa experiência. Imediatamente os fariseus disseram: “Vocês também estão se deixando enganar?”.

Não permita isso! Você não foi enganado, Jesus não o enganou, o que você experimentou com Jesus foi real, verdadeiro, profundo e definitivo na sua vida. Então, não permita, por nada desse mundo, que isso seja roubado do seu coração.

Reforce, hoje, a sua fé e a sua confiança; renove, hoje, a partir da experiência com essa Palavra, a sua lealdade e a sua fidelidade ao que Jesus fez na sua vida. Ele entrou definitivamente e mudou os rumos da sua história, como mudou a vida desses guardas.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.