10 Mar 2021

Vivamos bem os mandamentos de Deus

“Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

Olharam para Jesus e entenderam que Ele veio abolir a Lei, os profetas, os mandamentos e ensinamentos que eles trouxeram. É o contrário, Jesus veio não só para cumpri-los, como também para nos ensinar a cumpri-los. Mas não cumpri-los, e sim na graça e no espírito; não apenas cumprir com aquilo que é vantajoso, mas cumpri-lo com a determinação que cada mandamento e ensinamento exigem de nós.

Portanto, não desprezemos os mandamentos, os ensinamentos nem façamos dos mandamentos um embrulho de acordo com as nossas convicções humanas e não religiosas. É preciso se converter a Jesus, é preciso se converter ao Senhor, para que possamos não só viver, mas ensinar com a vida os mandamentos do Senhor Nosso Deus.

Os mandamentos são vida para a nossa vida, são regras para que a nossa vida humana seja plena, mas muito mais do que regras, os mandamentos de Deus são vida para a nossa vida. Não desprezeis um só deles! Não coloque um mandamento que você vive e despreza os outros.

Não façamos dos mandamentos um embrulho de acordo com as nossas convicções humanas e não religiosas

Você pode dizer assim: “Eu amo a Deus sobre todas as coisas, porque Deus é tudo para mim”, “Deus está em primeiro lugar na minha vida”, “Tudo que eu faço coloco sempre Deus em primeiro lugar”, “Honro a Deus porque oro todos os dias”. Que beleza! Está cumprindo o primeiro mandamento, mas cumpra os outros também, honre a Deus com as palavras, não ofenda a Deus colocando-O onde Ele não está, mas ame e respeite profundamente o seu próximo.

“Eu respeito”, “Nunca mato ninguém”, “Eu defendo a vida acima de todas as coisas”. É verdade, defenda a vida e não se torne uma pessoa agressiva; defenda a vida e promova a vida de todos. É verdade, eu nunca adulterei, mas viva a pureza no olhar, no pensar, no sentir e no agir. Não adianta se vangloriar porque você nunca roubou, mas se não respeitou o que é do outro, não devolveu o que pegou emprestado, isso nunca te coloca mais do que os outros ou acima dos outros.

É preciso não somente reparar o que os outros não fazem, mas reparar aquilo que deixo de fazer e ignoro fazer na vivência da Lei de Deus. Com humildade pratiquemos, com humildade possamos rever a nossa vida, mas, com muita humildade, possamos praticar os mandamentos de Deus sem ignorar aquilo que achamos de menor importância.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.