11 Nov 2022

Trabalhe em favor dos pobres e necessitados

“Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la” (Lucas 17,33).

Meus irmãos, neste dia em que comemoramos São Martinho de Tours (a cidade de Tours é a cidade onde ele morreu, na França, mas ele é nascido na Hungria). Esse santo sentiu-se chamado por Nosso Senhor a entregar a sua vida a Deus. Contemplamos este Evangelho e verificamos que ele foi esse homem desapegado, que doou a sua vida em favor, unicamente e exclusivamente, a Deus e também ao próximo e aos necessitados.

Ele nasceu por volta dos anos de 316 e 317, ou seja, nos primeiros séculos, onde a Igreja estava se expandindo, a Igreja estava sendo perseguida, mas ali São Martinho semeou o Evangelho, viveu o Evangelho, por isso, conseguiu conquistar muitas pessoas para o Reino de Deus.

“Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la”, a lógica do Evangelho, a lógica de Nosso Senhor Jesus Cristo não é a lógica humana. No mundo se pensa: “Quanto mais eu ganho, mais eu tenho e mais eu quero, mais eu adquiro”, mas, na lógica espiritual, devemos nos doar e nos entregar para ter mais, para ganhar mais.

Semelhante a um poço onde se tira a água — quanto mais se tira daquela água, mais se tem água naquele poço —, é assim a nossa vida em Deus: quanto mais nos entregamos mais podemos doar e mais podemos nos dar, nos entregar ao outro. Assim foi a vida de São Martinho de Tours, e assim também deve ser a nossa caminhada.

Vamos cobrir os nossos irmãozinhos pobres com os nossos mantos, vamos dar de comer aqueles que têm fome

No Evangelho de ontem, escutamos que Jesus falava a respeito da presença do Reino de Deus, da sua chegada. Jesus citou o tempo de Noé, onde o dilúvio lavou a terra, as pessoas que comiam e bebiam não se preocupavam com o dilúvio. Ao mesmo tempo, citou Ló, que também, no seu tempo, o Senhor havia dito a respeito daquilo que eles sofreriam. Mas, mesmo assim, a população não estava ligando, comiam e bebiam, mas o Senhor viria numa hora inesperada.

É assim que vai acontecer, minha gente, o Senhor virá numa hora inesperada. Por isso, devemos estar preparados. E como nós estamos preparados? Vivendo a santidade, doando-nos e entregando-nos ao irmão e ao próximo. Como fez São Martinhos de Tours e como nós ouvimos no Evangelho: “Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la”.

São Martinho, antes de se tornar cristão, ainda como soldado, sentia-se incomodado sim pelo Evangelho, pela Palavra, já haviam sementes do Evangelho ali no seu coração. Quando ele viu um pobre passando frio, ele já sentiu o toque de Deus, repartiu a sua veste para dar àquele pobre, àquele necessitado. E São Martinho naquela noite — ainda militar —, sonhou com Jesus dizendo a ele que alguém O havia coberto. Ele lembrou daquele gesto que teve.

Depois de um tempo, ele recebeu o batismo, tornou-se eremita, mas a bênção, a graça, não podia ficar lá isolada. Morreu o bispo de Tours e ele foi aclamado como bispo. Então, ele voltou para a cidade, mas não quis ir para o palácio real, continuou com a sua moradia muito simples, o seu palácio episcopal; continuou numa morada muito simples, para estar com os pobres, para estar com os necessitados. Uma vida entregue a Deus.

Meus irmãos, que a vida desse santo e que esse Evangelho possam nos provocar a também dar a vida, a entregar a nossa vida. Porque o Senhor, ao voltar, quer nos ver como? Quer nos ver doando a vida ao nosso próximo, ao nosso irmão.

Vamos cobrir os nossos irmãozinhos pobres com os nossos mantos, vamos dar de comer aqueles que têm fome, vamos dar de beber aqueles que têm sede. Que o Senhor nos encontre assim: vivendo a Sua Palavra.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.