06 Sep 2015

Tocados por Deus podemos testemunhá-Lo ao mundo

Precisamos permitir que a saliva do Senhor, – não há nada mais íntimo do que a saliva de uma pessoa –, toque em nossa língua para que possamos falar, proclamar e testemunhar a ação de Deus em nós.

Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade” (Marcos 7, 35).

A Palavra de Deus nos mostra um homem que foi levado até Jesus; este era surdo, não escutava e também falava com muita dificuldade. E acreditaram que se Jesus tocasse neste homem ele poderia voltar a escutar e falar sem problemas.

Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com sua própria saliva tocou a língua dele e proclamou: ‘Efatá! Abre-te! Permita que a graça de Deus entre neste homem para que escute, fale e proclame que Deus é maior em sua vida’ (cf.Marcos 7, 32-34).

Quando olhamos para a realidade de cada um de nós, muitas vezes, vamos ficando surdos, não conseguimos ouvir Deus, Sua Palavra, Sua ação agindo em nós. Não conseguimos ter sintonia com o sofrimento, com as necessidades, com o clamor de quem está ao nosso lado.

Quem escuta pouco a Deus, fala pouco de Deus, fala com dificuldade ou não fala nada. Não podemos nos esquecer que aprendemos a falar porque, primeiro, nós tínhamos condição de ouvir e nós falamos aquilo que ouvimos, falamos de Deus aquilo que escutamos d’Ele.

E o “falar” não é simplesmente ter uma boa retórica ou palavras acertadas, medidas, premeditadas, mas é o falar da graça, falar da unção, trazer a unção de Deus naquilo que se fala. Para isso é preciso ter ouvidos para escutá-Lo. Por isso, Jesus tira-nos do meio da multidão e coloca-nos muito próximos d’Ele. E precisamos, na verdade, querer sair do meio da multidão para ficarmos mais próximos de Jesus.

A “multidão” é a multidão de trabalho, de ocupação, de pessoas, de compromissos que muitas vezes temos que nos impossibilita de ficarmos a sós com Jesus e permitir que Ele toque a nossa intimidade, que o Seu dedo, o dedo da graça possa tocar os nossos ouvidos para que possamos escutar de verdade.

Precisamos permitir que a saliva do Senhor, – não há nada mais íntimo do que a saliva de uma pessoa –, toque em nossa língua para que possamos falar, proclamar e testemunhar a ação de Deus em nós.

Por isso, estou suplicando e pedindo a Deus que nos tire da multidão de ocupações que temos para sermos tocados, revestidos pela Sua graça; para podermos proclamar as maravilhas do Seu Reino!

Quando não somos tocados pela graça, não podemos testemunhar a graça de Deus que há em nós!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.