16 Oct 2021

Testemunhar é levar a vida em nome de Jesus

“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus” (Lucas 12,8).

Que graça é o testemunho que Jesus quer dar de nós diante dos anjos! A provação que Jesus quer dizer, testemunhar, falar, anunciar e proclamar: “Este é meu discípulo”, “Este é meu seguidor”, “Este, no sofrimento e na dor, orgulha o meu coração porque testemunha o meu amor”.

Que tristeza é sermos renegados! E seremos renegados à medida que negarmos testemunhar Jesus diante dos homens. O testemunho não é falar de Jesus apenas, não é dizer palavras bonitas ou cantar o nome do Senhor; testemunhar é a vida coerente, é viver os valores, é mostrar com a vida em quem nós acreditamos; testemunhar é levar a vida em nome de Jesus.

Não tenha vergonha de testemunhar porque Deus não tem vergonha de nos amar

Testemunhar é não ter vergonha de dizer: “Eu não me embriago porque sou um discípulo de Jesus”, “Não levo essa vida errada porque sou um discípulo de Jesus”, “Não compactuo com corrupção, com dinheiro fácil, não leso ninguém porque sou um seguidor de Jesus. Testemunhar com a vida, com o comportamento, testemunhar sem ter vergonha daquele a quem nós seguimos e amamos. Vamos à missa, ouvimos a Palavra de Deus, meditamos a Palavra do Senhor, mas nós não podemos ter medo, receio e quanto menos vergonha de testemunhar diante dos homens Aquele que nós amamos.

Estamos no campo da missão, todos nós. Onde você está, no trabalho, na escola, na relação da família, precisamos testemunhar Jesus, não precisamos brigar por causa de Jesus. Jesus não está pedindo para ninguém brigar por causa d’Ele nem criar confusões em nome d’Ele, nem atacar as pessoas por causa d’Ele, de forma alguma. Jesus espera que nós testemunhemos com o comportamento, com a vida, porque agressividade não é testemunho, denegrir o outro, atacar o outro…

Ainda que eu tenha as minhas convicções religiosas, minhas convicções de fé, vivenciá-las é a maior luta da vida, testemunhá-la com a própria vida é a maior graça. Às vezes, estamos cheios de conhecimentos doutrinários e dogmáticos, somos aquelas pessoas insuportáveis que ninguém aguenta ficar perto de nós, somos aquelas pessoas que onde chegamos não fomentamos o amor e a alegria, e sim fomentamos o azedume e a amargura, e não estamos dando testemunho da alegria de sermos discípulos de Jesus.

Testemunhe pela humildade, pela prática da caridade; testemunhe realmente cuidando da própria vida a cada dia, viva as práticas religiosas com amor, com entusiasmo, mas comece na casa, na família, comece tendo paciência em suportar quem é diferente de você, comece sabendo acolher quem você não acolhia. Testemunhe, não tenha vergonha de testemunhar porque Deus não tem vergonha de nos amar e quanto mais de nos apresentar diante dos anjos, quando nós os seguimos como verdadeiros discípulos do Mestre Jesus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.